top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

#2 Especial Mulher: Motoristas de Ônibus



Especial Mulher: Motoristas de Ônibus

Ontem foi um dia especial, que anualmente marca a luta da mulher no mundo todo em busca de igualdade, valorização e reconhecimento. Por isso, iniciamos uma série especial falando sobre mulheres que ocupam algumas profissões predominantemente masculinas.

Na postagem anterior, falamos sobre mulheres taxistas, que estão conquistando o mercado mundo afora. Hoje falaremos sobre mulheres motoristas de ônibus, mas antes, vamos dar uma passeadinha pela história? :)

A relação das mulheres com os veículos não é de hoje. A primeira mulher a ter carteira de habilitação foi a Duquesa Anne d’Uzès, em 1898 na França. De lá pra cá, mulheres e volantes foram ficando cada vez mais próximos. No Brasil, há registros de que a primeira mulher a obter a habilitação foi Otília Garofallis Fialho, no ano de 1926, em Santa Catarina.

No entanto, no ambiente profissional a presença das mulheres é mais recente. Como em todos os mercados predominantemente masculinos, as mulheres enfrentam alguns preconceitos e muitas são alvo de piadinhas de mau gosto, que se provam infundadas quando mostram sua habilidade na direção.


Mulheres Motoristas de Ônibus

Em São Paulo, maior capital do país, o número de mulheres no comando dos ônibus já passa de 300 e uma das companhias de transporte coletivo já tem planos de implementar uma linha operada apenas por mulheres. O aumento da contratação de mulheres não é à toa. Em geral, as empresas que fazem o processo seletivo buscam profissionais tecnicamente habilitados para realizar o trabalho, mas a atitude faz diferença. Alguns apontam que mulheres são mais calmas e atenciosas para com os passageiros, têm mais paciência para aguardar a acomodação e se envolvem em menos acidentes, impacta na qualidade do serviço e reduz a quantidade de reclamações recebidas pelas empresas.

Se você quer conhecer um pouco mais o universo das mulheres motoristas, recomendamos esse dois canais:

Fonte: Hora de Santa Catarina, Revista WebMotors, Ponto de Ônibus e -Sinfrecar.

Equipe Mobiltracker

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page