top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Jammer e Anti Jammer: Como proteger o rastreamento?

Em um mundo cada vez mais conectado, a segurança e a privacidade tornaram-se preocupações centrais, tanto para indivíduos quanto para empresas. Um dispositivo que vem chamando a atenção nesse contexto é o Jammer, popularmente conhecido em algumas regiões do Brasil como "capetinha".


Mas afinal, o que é Jammer? E mais importante, como podemos nos proteger de sua ação por meio de tecnologias Anti Jammer? Aprenda esses e outros conceitos relacionados ao Jammer e Anti Jammer neste blog!


O que é Jammer?


Um Jammer, ou Jammer de sinal, é um dispositivo eletrônico projetado para bloquear ou interferir em sinais de comunicação. Isso inclui telefonia móvel, como GPS, Wi-Fi, e até mesmo rastreadores. Sua função principal é criar uma espécie de "bolha" ao redor, impedindo a transmissão ou recepção de dados e chamadas.


Apesar dos riscos que esse aparelho representa para a segurança, o uso de Jammers é regulamentado. Em muitos casos, é utilizado por criminosos para impedir que o sinal dos caminhões roubados chegasse até os satélites e as empresas de segurança que monitoram os veículos.


Jammer ou capetinha?


Independente da nomenclatura, o princípio de funcionamento é o mesmo. O dispositivo emite uma frequência de rádio que se sobrepõe à dos sinais que deseja bloquear, "embaralhando" a comunicação entre dispositivos móveis e suas respectivas redes de transmissão. Embora o termo "capetinha" possa sugerir algo trivial, o impacto de um Jammer de sinal pode ser significativo, afetando desde a comunicação pessoal até operações críticas de segurança e emergência.


imagem blog academia do rastreamento equipamento jammer
Um Jammer é um dispositivo que bloqueia sinais de comunicação

Anti Jammer: Como funciona?


Frente à crescente utilização de Jammers em atividades criminosas, como roubo de cargas e veículos, a tecnologia Anti Jammer surge como uma resposta eficaz. Este sistema é projetado para detectar a interferência causada pelo Jammer e, dependendo do modelo, pode alertar sobre sua presença ou até mesmo tentar restabelecer a comunicação.


No contexto de rastreamento veicular, um rastreador com Anti Jammer é capaz de identificar a tentativa de bloqueio de sinal e, em alguns casos, bloquear o veículo automaticamente.


Alguns modelos do rastreador J16 possuem a função Anti Jammer. Esta característica permite que o dispositivo detecte a presença de bloqueadores de sinal. Em resposta a essa detecção, o rastreador desliga o relé, bloqueando o veículo. Esse procedimento visa impedir possíveis tentativas de roubo, garantindo uma proteção adicional ao veículo.


imagem blog academia do rastreamento equipamento j16
Alguns modelos do rastreador J16 possuem a função Anti Jammer

Quer saber mais sobre o rastreador J16? Recomendamos esse e outros modelos em nosso blog sobre Os Melhores Rastreadores 4G do Mercado de Rastreamento. Acesse e confira!


Conclusão: Tecnologia Anti Jammer no Rastreamento


A escolha entre um sistema comum de rastreamento e um equipado com tecnologia Anti Jammer deve levar em conta a análise detalhada das necessidades individuais de segurança. Para indivíduos e empresas que transportam cargas valiosas ou operam em áreas com alto índice de criminalidade, investir em um rastreador com Anti Jammer pode ser uma decisão prudente. Contudo, para a maioria dos usuários, os dispositivos convencionais de rastreamento oferecem a segurança necessária.


Em suma, enquanto o Jammer representa um desafio para a segurança e comunicação, a tecnologia Anti Jammer oferece uma camada adicional de proteção. A proteção do rastreamento não apenas salvaguarda bens e pessoas, mas também contribui para a segurança coletiva, mitigando o impacto de atividades criminosas.


Leia também: Como rastrear frotas?


Gostou deste blogpost? Conte com a plataforma Mobiltracker para rastrear seus veículos e otimizar o controle da sua frota! Crie sua conta hoje gratuitamente


Equipe Mobiltracker


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page