top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Rastreadores Portáteis: Onde e como utilizá-los?

Quando se trata de segurança e monitoramento de veículos, cargas e até mesmo objetos, o rastreador se torna um equipamento indispensável. Entre as diversas opções disponíveis no mercado, os rastreadores portáteis vêm se destacando por sua discrição e praticidade.


A verdade é que, apesar de parecerem simples, esses dispositivos possuem particularidades que precisam ser compreendidas para garantir sua eficácia. Neste blog, vamos desvendar tudo que você precisa saber sobre rastreadores portáteis e como eles podem ser utilizados.


equipamento rastreador portátil em formato oval
Rastreadores portáteis são equipamentos que localizam sem a necessidade de instalação

O que são Rastreadores Portáteis?


São dispositivos de rastreamento que permitem localizar um bem material sem a realização de uma instalação. Eles funcionam por meio de comunicação com satélites (GPS) e redes celulares (GSM), fornecendo a localização em tempo real de onde se encontram.


No entanto, esses dispositivos não funcionam apenas sendo fixados ou escondidos, eles exigem configurações e manutenções adequadas para que sejam eficientes. Além disso, é importante que o rastreador esteja cadastrado em uma plataforma de rastreamento, onde seja possível monitorar a localização em tempo real.


conexão entre rastreador e antena e plataforma de rastreamento
Rastreadores portáteis podem ser configurados e cadastrados em uma plataforma de rastreamento

Bateria e comunicação


A bateria é um dos principais pontos de atenção em um rastreador portátil, pois o dispositivo pode deixar de se comunicar caso fique descarregado. Portanto, é necessário administrar o comportamento do rastreador para que a durabilidade da bateria seja a melhor possível, além de realizar recargas periódicas.


Um dos fatores que influencia diretamente na durabilidade da bateria é a frequência de comunicação com a plataforma de rastreamento, onde a comunicação excessiva pode exigir mais do dispositivo. Habilitar o modo sono também tende a ser uma boa opção, pois faz com que o rastreador economize energia quando parado em uma mesma localização por um determinado período, deixando de se comunicar com a plataforma de rastreamento e só retornando quando passa a se movimentar novamente.


Apesar de alguns dispositivos possuírem baterias com capacidades que podem superar os 10.000 mAh, melhorando significativamente a autonomia, ainda é de suma importância que sejam os cuidados e atenções abordados acima sejam tomados.


Esconderijo


Encontrar o esconderijo ideal para um rastreador portátil não é tão simples quanto parece, pois isso pode afetar no funcionamento do equipamento. Portanto, é necessário identificar um local que permita ao dispositivo uma comunicação eficaz com os satélites (GPS) e as redes celulares (GSM), sem estar completamente obstruído por metais ou outras barreiras.


Onde usar rastreadores portáteis?


Rastreadores portáteis são frequentemente usados como iscas em frotas, permitindo o rastreamento de carretas e cargas. Também costumam ser utilizados no monitoramento de bens, que muitas vezes são transportados em maletas e afins, e no rastreamento de bikes e pets.


Quer saber onde esconder um rastreador em uma bike? Confira nossas indicações de esconderijos!


Além disso, por se tratar de uma solução discreta e prática, muitos proprietários de veículos particulares também têm adotado o uso de rastreadores portáteis, tendo em vista que não é necessário realizar nenhum tipo de instalação. Porém, vale ressaltar que esses dispositivos servem apenas para o monitoramento e em alguns casos permitem a escuta do som ambiente.


caminhão e maleta e moto
Rastreadores portáteis são versáteis, usados para monitorar cargas, bens em maletas e motos

Relembrando


Embora os rastreadores portáteis sejam discretos e práticos para o rastreamento, é fundamental compreender suas limitações e requisitos de manutenção. Antes de optar por um rastreador portátil, analise quais são as necessidades da sua demanda de rastreamento, pois podem existir rastreadores mais indicados para a sua situação.


Com isso em mente, utilize uma plataforma de qualidade com funcionalidades que elevem o nível do seu monitoramento, como a Mobiltracker. Crie sua conta gratuita agora mesmo!


Assista ao vídeo com todas as funcionalidades da plataforma, e entenda como a Mobiltracker pode auxiliá-lo no rastreamento.


Equipe Mobiltracker

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page