top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Saiba como testar um Chip M2M no celular

Introdução


Os Chips M2M são utilizados para facilitar a comunicação entre máquinas, como um rastreador e a plataforma de rastreamento. Mas antes de colocá-lo em funcionamento, é importante testar o Chip M2M no seu celular.


Seu custo mensal é mais barato do que os chips comuns, pois exigem baixos volumes de dados para acesso à internet, mas geralmente não respondem aos comandos SMS, apenas recebem e executam.


Com todos esses benefícios, você decidiu comprar um chip M2M, mas na hora da configuração, seu rastreador não recebeu os comandos; os SMS não foram entregues. Então você solicitou o reset do chip, que também foi em vão.


Uma forma de testar o funcionamento do Chip M2M é colocá-lo em um celular. Assim você verifica se o problema está no simcard ou no rastreador.


Mas qual é a diferença de testar um chip M2M (ou qualquer chip comum) no celular? Se o chip não funcionou no rastreador, ele não funcionará no celular, certo? Errado!


Aprenda neste Blogpost a testar um Chip M2M num celular e qual a importância desse teste para o rastreamento.


img-blog-m2m-celular-1
O teste do Chip M2M em um celular permite verificar o funcionamento do simcard

Como testar o chip M2M no celular?


Inserir o Chip M2M no celular é diferente de colocá-lo em um rastreador, pois rastreadores comuns usam a rede 2G e 3G, enquanto celulares operam em rede 4G e 5G.


Por isso, Chips M2M que não funcionam em rastreadores podem acabar funcionando em celulares. O contrário, porém, não acontece.


Continue lendo para aprender os testes.


Testando o recebimento de SMS


Para começar os testes, insira o Chip M2M em um celular. A partir de um segundo celular, envie uma mensagem para o número do Chip M2M. Se a mensagem chegar, significa que o simcard foi reconhecido pelo celular e está funcionando.


Você também pode conferir o funcionamento do chip a partir do ícone das torres de comunicação de rede, normalmente ao lado do status de bateria.


Caso o Chip M2M não receba SMS, o problema pode ser no simcard. Nesse caso, solicite a troca do chip ou procure outro fornecedor.


Dica extra: Também é válido testar o envio de comandos a partir de um chip de uma operadora diferente, assim você testa a troca de SMS entre operadoras diferentes com seu chip M2M.


img-blog-m2m-celular-3
A troca de SMS entre operadoras diferentes é essencial para o uso diário de um chip M2M

Testando o acesso à internet


Para que seja possível navegar na internet com o chip M2M, é preciso cadastrar a APN do Chip. Procure pela opção “redes móveis”, nas configurações do aparelho. Em seguida busque por “pontos de acesso” e escolha “APN”.


Insira a APN do seu Chip M2M. Caso não saiba qual é a APN do chip, você pode solicitá-la ao seu fornecedor do chip.


Com a APN configurada, você pode testar o acesso à internet. Com o wi-fi desligado, abra qualquer navegador do seu celular, e digite o endereço de uma página web. Se conseguir navegação, quer dizer que seu chip M2M está conectado à internet.


Se você tiver sucesso em todos os testes, significa que seu chip está funcionando.


Assim, concluímos que o problema pode estar no rastreador, seja por incompatibilidade com o chip, por mau funcionamento do equipamento, ou até mesmo um problema sinal 2G e 3G da operadora na região.


Identificando o problema, fica mais fácil resolvê-lo, evitando gastos desnecessários.


img-blog-m2m-celular-2
Para realizar o teste de navegação na internet com um chip M2M, é preciso adicionar a APN do chip

Relembrando


Falamos neste blog sobre como e os motivos de testar um Chip M2M no celular.


Esse teste serve para verificar o funcionamento do simcard, especialmente em casos onde o chip não funcionou no rastreador, então é em resumo um diagnóstico em outro dispositivo.


O teste consiste em colocar o chip em um celular, e enviar, a partir de um segundo celular, um SMS para o número do chip M2M. Se a mensagem for entregue, significa que o chip foi reconhecido pelo celular.


Outro teste que pode ser feito é o de acesso à internet. Após definir a APN do chip M2M no celular, abra uma página web e digite um endereço qualquer. Se a navegação for feita, temos outro indício de que está tudo ok com o chip.


Caso o M2M não funcione no rastreador, mas funcione no celular, pode ser um dos seguintes casos:


  • Incompatibilidade do chip com o rastreador;

  • Problema no rastreador;

  • Baixa qualidade do sinal da operadora na região.


Gostou deste post? Temos muitos outros em nosso blog, não deixe de passar por lá!


Você sabia que a Mobiltracker também fornece planos com chips M2M? Contate nosso suporte para saber mais.


Equipe Mobiltracker

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page