• Mobiltracker

Como o "reset" do Chip M2M ajuda na configuração do rastreador?

Atualizado: 29 de jun.

No uso diário do rastreador, podem ocorrer situações onde o equipamento perde o sinal de maneira inesperada, mesmo em locais abertos e com boa cobertura. Caso não seja possível verificá-lo fisicamente, existe uma forma de recuperar a conexão deste rastreador de forma remota.


Se você utiliza Chips M2M, é possível que esse problema de conexão seja resolvido com o reset da linha do chip. No Blog de hoje, vamos lhe apresentar o que é o reset do Chip, para o que serve, e como ele pode ajudar seu rastreador a se reconectar.


img-blog-rastreador-procurando-sinal
Um chip M2M se comunica com as antenas, que autenticam o sinal com a operadora, estabelecendo conexão

O que é o reset do chip? Quando ele é necessário?


Antes de responder a esta pergunta, vamos entender um pouco sobre a conexão dos rastreadores com a internet.


Rastreadores estão sempre buscando antenas para estabelecer uma conexão. Para autenticar esta conexão, são utilizadas as informações do simcard. A antena, por sua vez, consultará o banco de dados central da operadora para verificar se o chip do rastreador é válido. Por fim, a conexão é estabelecida, e as informações de autenticação são armazenadas em um Banco de Dados (BD) local. Com isso, em uma próxima tentativa, a autenticação será feita de forma mais rápida e eficiente.


Acontece que, eventualmente, essas informações locais de autenticação podem ser corrompidas e a antena por sua vez nega indevidamente a autenticação do simcard.


img-blog-reset-chip-bloqueado
A autenticação com a operadora pode ser corrompida, cortando a conexão, e bloqueando o rastreamento

É aí que entra o processo de reset da linha: ele exclui as informações de conexão armazenadas nos BDs locais das antenas, fazendo com que, numa nova tentativa de conexão do simcard, a antena obrigatoriamente consulte a base central da operadora.


É importante ressaltar que o reset da linha do chip não tem relação com o comando de reset do equipamento rastreador. O reset do chip também não será útil em casos onde o rastreador se encontra em região sem sinal GSM, pois não haverá antenas com qual o simcard possa se conectar.


img-blog-reset-chip-reset-sms
O reset do chip M2M é diferente do comando de reset de um rastreador

Como fazer o reset?


Algumas operadoras oferecem acesso a uma plataforma de chips, onde é possível fazer esse reset. Para outras, você precisará requisitar o reset da linha através do suporte da operadora. Verifique com sua operadora para saber como realizar o reset de suas linhas.


A Mobiltracker oferece chips M2M, e recentemente implementou para centrais de rastreamento parceiras a possibilidade de efetuar este reset através de uma interface intuitiva no Portal Parceiros.


Depois de fazer o reset, espere cerca de 10 minutos. Caso o rastreador não volte a se conectar, será necessário verificar o equipamento fisicamente, para fazer o diagnóstico das condições do simcard e do próprio rastreador.


img-blog-reset-chip-conectado-a-operadora
A partir do reset é possível recuperar a conexão do chip M2M, recuperando assim o rastreamento

Para saber mais sobre a verificação e diagnóstico do rastreador, confira o vídeo Rastreador Parou em Campo, em nosso canal do YouTube da Academia do Rastreamento.


Relembrando


Em resumo, rastreadores estão sempre buscando conexão com antenas, autenticando o sinal do chip com as operadoras. Porém, em alguns casos, essas informações são corrompidas, e a antenas negam a autenticação do simcard.


O reset, então, exclui essas informações, criando uma nova tentativa de conexão com as antenas. Assim, em alguns casos é possível reconectar o rastreador através do reset, caso ele perca o sinal.


Lembrando que este é apenas um dos métodos de tentar reconectar o chip à rede de telefonia. Caso o reset não funcione, talvez seja necessário verificar fisicamente as condições do rastreador e chip.


Gostou deste Blogpost? Temos muitas outras postagens como esta, acesse nosso blog e confira!


Equipe Mobiltracker

56 visualizações0 comentário