top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Introdução aos Conceitos de Rastreamento

Atualizado: 10 de set. de 2021

Você está começando a se aventurar no mundo de rastreadores? Então veio ao lugar certo.

Antes de adquirir um rastreador e começar a rastrear, é importante entender alguns conceitos essenciais sobre rastreamento veicular / portátil. Vamos explicar estes conceitos à seguir.


Equipamento Rastreador - Antes de qualquer coisa, é necessário saber um pouco sobre o funcionamento destes aparelhos.


Rastreadores são aparelhos que geram coordenadas de localização e enviam para um servidor ou telefone. Rastreadores possuem dois módulos principais: o módulo GPS e o módulo GSM.

O módulo GPS é responsável pela comunicação com os satélites do Sistema Global de Posicionamento, permitindo que o rastreador gere localizações.

O módulo GSM é responsável pela comunicação do rastreador com a rede de telefonia, permitindo que ele se conecte a uma rede e envie os dados de localização para um servidor ou um aparelho celular.

Para que o módulo GSM funcione, é necessário que o rastreador tenha um chip.

Você pode receber as localizações via internet utilizando uma plataforma de rastreamento, ou via SMS no seu telefone.

Não recomendamos o rastreamento via SMS, pois isso pode causar bloqueio por parte das operadoras. Você pode ler mais sobre o bloqueio de chips clicando aqui.


Existem dois tipos de rastreadores: rastreadores veiculares, e rastreadores portáteis.


Rastreadores veiculares são feitos para serem instalados em um veículo. Por este motivo, possuem funções voltadas para este uso, como corte de ignição e alarme.


Rastreadores portáteis, por outro lado, são feitos para qualquer tipo de rastreamento. Você pode utilizar um rastreador portátil para rastrear bicicleta, pets ou até mesmo carros e motos. Porém, existem duas importantes desvantagens ao utilizar um rastreador portátil em um veículo. A primeira é a limitação de bateria: rastreadores portáteis dependem apenas da bateria interna para continuar ativos, ao contrário de rastreadores veiculares, que podem ser ligados à bateria do veículo; e a segunda desvantagem é a ausência de funções muito úteis para rastreamento veicular, como corte de ignição e alarmes.


Esta foi uma introdução aos conceitos de rastreamento. Deseja saber mais? Veja nosso vídeo sobre este assunto:





Obrigado por ler até aqui! Até a próxima!

163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page