top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

O que é Rastreamento Offline?

Você sabia que rastreadores veiculares e portáteis armazenam localizações offline?


Mesmo sem comunicação com a plataforma de rastreamento, rastreadores continuam se comunicando por meio do GPS com satélites, gerando informações de coordenadas. Quando a conexão com a plataforma é restabelecida, a posição no histórico é atualizada automaticamente.


Recentemente, trouxemos uma maior transparência para os pontos de localização no histórico da plataforma Mobiltracker. Agora, as localizações recuperadas são apresentadas na cor cinza, enquanto as localizações em tempo real são mostradas na cor verde.


Com essa distinção, fica mais simples entender quais localizações foram armazenadas pelo rastreador (para serem mostradas após a comunicação com a plataforma) e quais foram coletadas em tempo real.


imagem blog mobiltracker localizações offline mapa pontos verdes e cinzas
As localizações recuperadas são cinza, as coletadas em tempo real são verdes

Aprenda mais sobre as Localizações Offline nos próximos parágrafos deste blog!


Como funciona?


Diferente do rastreamento online, que requer uma conexão constante para funcionar, o rastreamento offline utiliza recursos do dispositivo para armazenar localizações. O rastreador armazena os dados e os transmite quando houver uma conexão disponível.


Ou seja, para que a posição atualize na plataforma de rastreamento Mobiltracker, é preciso que o rastreador se conecte à rede GPRS. Além disso, o equipamento precisa armazenar dados de alguma forma, seja através de recursos internos ou de um cartão de memória externo.


Acesso a eventos passados


Esse tipo de modalidade de rastreamento é útil em regiões onde o sinal da operadora é limitado ou inexistente. Caso seu equipamento tenha essa funcionalidade, é possível ter acesso aos dados de localização do rastreador mesmo em áreas remotas ou durante períodos de falta de sinal.


Além da localização, o rastreamento offline pode fornecer informações sobre velocidade, quilometragem percorrida, e até mesmo por quanto tempo o equipamento ficou parado.


Essas informações podem ser acessadas quando o rastreador se comunicar com a plataforma de rastreamento Mobiltracker, sendo possível verificá-las no Histórico de Localizações e nos Relatórios.


Em caso de frotas, você pode tomar decisões sobre o trajeto que seu rastreador está percorrendo com base nos dados do histórico.


imagem blog mobiltracker localizações offline mapa historico
As localizações offline ficam disponíveis no Histórico após comunicação do rastreador com a Mobiltracker

A conexão ainda é importante


Você pode estar pensando: Se o rastreador continua rastreando mesmo sem internet, isso quer dizer que eu não preciso me preocupar com a cobertura de sinal? Infelizmente, não é simples assim.


O equipamento depende da comunicação com a rede da operadora para transmitir os dados para a Mobiltracker. Eventualmente, o rastreador precisará se conectar para que a localização seja atualizada na plataforma.


Dessa forma, não é possível fazer o rastreamento em tempo real se o rastreador estiver sem cobertura de internet. Além disso, alertas de eventos passados também só serão gerados quando o rastreador se reconectar à plataforma.


imagem blog mobiltracker localizações offline comunicação entre rastreador antena e plataforma
O rastreador depende da comunicação com a operadora para transmitir os dados para a Mobiltracker

Portanto, para a melhor experiência de rastreamento, você deve verificar a qualidade do sinal na região. No caso de gestão de frotas, é uma boa ideia planejar as rotas levando em conta as áreas de melhor cobertura de sinal.


Localizações Offline na Plataforma Mobiltracker


Com a plataforma de rastreamento Mobiltracker, você pode acessar informações de localização mesmo quando o rastreador estiver offline ou online. O histórico fornece uma visão completa do trajeto percorrido pelo rastreador.


No Histórico de Localizações, você encontrará dois tipos de pontos: pontos cinzas, que indicam locais onde o rastreador passou sem comunicação; e pontos verdes, que representam locais onde houve comunicação.


Importante: A plataforma não é responsável pelo armazenamento das localizações offline. Essa responsabilidade é do rastreador.


A plataforma Mobiltracker diferencia as localizações offline das online graças aos recursos de memória presentes em rastreadores, sejam internos ou externos. Assim, o funcionamento correto da funcionalidade no histórico depende da capacidade do equipamento em coletar e armazenar localizações offline.


Caso seu equipamento não possua esse recurso de armazenamento, é provável que ele não seja capaz de guardar as localizações em momentos sem conexão. Portanto, é importante verificar se o seu rastreador guarda informações de localizações offline, para garantir o pleno aproveitamento da funcionalidade da plataforma.


Relembrando


O rastreamento offline permite o acesso a informações de localização mesmo em áreas com sinal limitado ou inexistente.


Com a plataforma Mobiltracker, há distinção clara entre as localizações armazenadas pelo rastreador e as coletadas em tempo real. Essa distinção traz uma visão completa do trajeto percorrido pelo rastreador, facilitando a análise e tomada de decisões.


Entretanto, é importante lembrar que o armazenamento de localizações offline é uma característica do equipamento rastreador. Por isso, é importante que seu dispositivo possua recursos para armazenamento de dados, para que seja possível aproveitar todos os benefícios da plataforma Mobiltracker.


Gostou deste blog? Crie agora mesmo sua conta na plataforma Mobiltracker e comece a aproveitar todas as funcionalidades que temos a oferecer!


Equipe Mobiltracker

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page