top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Saiba tudo sobre: Rastreador Veicular x Portátil

O mundo do rastreamento possui uma diversidade de modelos de rastreadores, a fim de atender as demandas específicas do consumidor. Você já deve ter se deparado com os termos Rastreador Veicular e Rastreador Portátil; estes são os dois tipos mais comuns de rastreador, e neste post vamos falar sobre as semelhanças e diferenças entre eles.



  • Bateria

O Rastreador Veicular tem a bateria de curta duração, cerca de 200 a 500 mAh, o que serve para poucas horas. É usada apenas para casos de emergência, pois o rastreador costuma ficar conectado na bateria do veículo.


O Rastreador Portátil possui uma bateria de duração variada, dependendo do modelo. Pode ser um rastreador pequeno com baixa autonomia de bateria como relógios, chaveiros, ou rastreadores com autonomia de aproximadamente 30 dias. Sua bateria é carregada através de um carregador via USB, de forma similar ao carregamento de um celular.


Para aumentar a autonomia de sua bateria, confira nosso post sobre economia de bateria clicando aqui. Apesar do post ser focado em motos, também é válido para outros veículos.


  • Tamanho

O Rastreador Veicular costuma pesar cerca de 150g, mas o tamanho não é um fato determinante, pois sua instalação é feita em veículos; Um Rastreador Portátil possui cerca de 300g, são mais pesados devido a bateria de alta autonomia e o imã, mas existem modelos menores, com cerca de 20g ou menos.


  • Preço

Um Rastreador Veicular de qualidade pode ser encontrado por menos de 200 reais, na data deste post. No caso do Rastreador Portátil, o preço está próximo aos 300 reais. Desta forma podemos observar que rastreadores portáteis de boa qualidade são cerca de 50% mais caros em relação aos rastreadores veiculares.


  • Instalação

Para seu devido funcionamento, ambos modelos de rastreadores precisam conter um chip de telefonia inserido corretamente.


O Rastreador Veicular necessita de instalação, principalmente para a alimentação da bateria, como também para outras funcionalidades.


O Rastreador Portátil não necessita de instalação, e nem mesmo há suporte para isto; dependendo do tamanho, pode ser carregado no bolso, como no rastreamento de pessoas, e alguns podem conter imã para a fixação, caso seja utilizado em um veículo.


  • Funcionalidades

O Rastreador Veicular possui integração ao veículo, então pode conter funções como o corte de combustível, sensor de aberturas de portas, sensor de ignição, entre outros recursos.

Por não possuir instalação, o Rastreador Portátil é restrito a poucas funções, como modo escuta e modo SOS.


Falamos aqui sobre uma funcionalidade que ajuda na economia de bateria de seu veículo, chamada de Modo Sleep, ou Modo Sono.


Escolher um entre os muitos modelos de rastreadores que estão no mercado pode ser uma tarefa complicada, mas, quando se analisa todas as diferenças e funcionalidades, a decisão acaba sendo mais fácil. No fim tudo depende da sua necessidade final e é sempre bom observar o que cada rastreador possui antes de fazer sua escolha final.


Interessado em saber como escolher o rastreador ideal? Clique aqui e assista ao nosso vídeo explicativo.


Equipe Mobiltracker

226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page