top of page
  • Mobiltracker

Como economizar a bateria da minha moto?

Atualizado: 6 de ago. de 2021

Rastreadores consomem constantemente a bateria do veículo no qual estão instalados. Para carros e caminhões geralmente isso não é um problema, pois possuem uma bateria grande de boa capacidade (alta amperagem) que suportam a alimentação do equipamento rastreador sem problemas. No entanto para motos o caso é outro.


Motocicletas possuem baterias significativamente menores (baixa amperagem) do que outros veículos. Desta forma, a bateria descarrega facilmente caso um rastreador fique ligado com o módulo GPS e GSM ligados o tempo todo consumindo a bateria da moto.


Felizmente, a grande maioria dos rastreadores possuem funções para economia de bateria. Essa função se chama modo sleep ou modo sono. Nesse modo o equipamento, quando está parado (standby) ele desliga os módulos GPS e GSM. O rastreador “acordará” a qualquer vibração (chacoalhada) que ocorrer. Enquanto o rastreador estiver no modo sono (sleep) ele aparecerá offline na plataforma uma vez que o módulo de comunicação (GSM) foi desligado.

O rastreador fica offline enquanto estiver no modo de economia de bateria.


Em alguns modelos o modo sleep é padrão, ou seja, já vem configurado. Na maioria dos rastreadores é necessário ativar esse modo através do envio de comandos.


Para identificar se o seu rastreador possui um comando de economia de bateria basta entrar em “Envio de Comandos SMS” na plataforma Mobiltracker.

Geralmente os comandos para economia aparecem na seção de comandos avançados.



Caso não apareça nenhum comando de economia para o seu rastreador cadastrado então será preciso verificar o manual do seu rastreador.


Caso não exista comando para a economia de bateria existe a opção de alterar a instalação do rastreador e conectar o fio de alimentação no pós-chave da moto.


O que é instalar o rastreador no pós-chave? É instalar o fio de alimentação de energia do rastreador no fio de pós-chave do veículo. Ou seja, somente após virar a chave que o rastreador será alimentado pela bateria do veículo. Ao desligar a chave ele será alimentado pela bateria interna do rastreador por um tempo curto (de 1 a 4 horas).


Desta forma o rastreador não irá mais consumir bateria quando a moto estiver desligada. Porém, o rastreamento, diferente do modo sleep que o rastreador acorda com qualquer movimentação, só voltará a funcionar quando a ignição for ligada.


Curtiu a dica? Visite outros post do nosso Blog e veja mais dicas como essa. Acesse nosso Canal do Youtube e fique por dentro de todos os nossos tutoriais.

1.883 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page