top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Celular ou Rastreador: Qual o melhor para rastreamento de veículos?

Com o avanço da tecnologia, o rastreamento de veículos tornou-se uma solução essencial para garantir a segurança e a eficiência de operações em trânsito. Os rastreadores permitem que proprietários e gestores de frotas acompanhem a localização e o status dos veículos em tempo real, o que possibilita tomar decisões mais assertivas e evitar eventuais problemas.


Duas opções surgem quando se trata de rastreamento: o uso de um celular ou de um rastreador veicular. Mas qual deles é o melhor?


Neste blog, vamos analisar as vantagens e desvantagens de rastrear veículos com um celular ou com um rastreador. Vamos explorar como cada um deles se encaixa nas diferentes necessidades de monitoramento e mostrar como a escolha certa pode ajudar a proteger seu veículo e melhorar sua eficiência.


Celular para rastreamento


O rastreamento através de um celular tende a ser mais prático quando comparado ao uso de um rastreador. Afinal, é muito fácil encontrar e adquirir um celular, basta ir ao shopping ou realizar uma simples busca na internet para encontrar dispositivos de qualidade. Porém, o custo para adquirir e manter um celular é bem mais elevado, e a bateria muitas vezes deixa a desejar, fazendo com que o dispositivo precise estar sempre conectado ao veículo de forma visível, o que facilita ações criminosas.


No entanto, podemos imaginar um cenário onde utilizar um celular para rastreamento pode ser interessante: Você atua como motorista de aplicativo, utilizando diariamente o celular para gerenciar seu serviço por meio de aplicativos como Uber, 99, VanEscola, entre outros. Dado que o celular é parte integrante do seu cotidiano, o celular para rastreamento se apresenta como uma opção atrativa. No fim da jornada de trabalho, você terá dados para a gestão de despesas do veículo, abrangendo fatores como velocidade, tempo de parada, e outros aspectos relevantes.


imagem blog mobiltracker celular para rastreamento
O celular para rastreamento, embora prático, pode ter custos mais elevados e algumas limitações

Rastreador para rastreamento


Quando falamos de rastreadores, o principal tema abordado é o corte de ignição, pois com o simples envio de um comando é possível bloquear a bomba de combustível do veículo, impossibilitando que o mesmo seja ligado. Essa é uma ação muito útil contra criminosos.


Além disso, por ser conectado diretamente na bateria, a alimentação do rastreador se torna constante. Isso possibilita que o equipamento seja escondido no veículo, tornando-o invisível para quem estiver ao seu redor. Assim, não é preciso se preocupar com o rastreador descarregando após um período ou com pessoas mal intencionadas.


Mesmo com todas essas funcionalidades que um celular não lhe possibilitaria, o custo de adquirir, instalar e manter um chip em um rastreador segue sendo inferior do que adquirir um celular. Entretanto, a complexidade para encontrar um equipamento, aprender a configurá-lo e utilizá-lo pode tornar o rastreador um pouco mais trabalhoso.


imagem blog mobiltracker rastreador para rastreamento
Os rastreadores oferecem vantagens como o corte de ignição, tornando-os eficazes contra criminosos

Qual é o melhor para rastreamento?


A escolha entre um celular e um rastreador dependerá da sua necessidade específica. Se você apenas precisa acompanhar o veículo ocasionalmente e já possui um celular, talvez não seja preciso investir em um rastreador. No entanto, se você busca funcionalidades como rastreamento contínuo, bloqueio e desbloqueio do veículo, entre outras, a melhor opção seria investir em um equipamento específico de rastreamento.


imagem blog mobiltracker rastreador x celular
No fim, a escolha entre rastreador ou celular para rastreamento dependerá da necessidade específica do usuário

Relembrando


Não há uma escolha melhor ou pior; sua preferência por praticidade ou por um rastreamento mais robusto determinará a solução mais adequada às suas necessidades, seja utilizando um celular ou um rastreador. Independentemente da opção, o uso de uma plataforma é essencial para acompanhar seu dispositivo de rastreamento. Pensando nisso, a Mobiltracker desenvolveu uma plataforma onde você mesmo cadastra, configura e faz o monitoramento de seus equipamentos.


Nossa plataforma é gratuita, permitindo o rastreamento de um dispositivo sem limite de tempo. Além disso, em nosso canal do YouTube, oferecemos vários tipos de conteúdo gratuito sobre rastreamento, abordando tudo desde o início.


Gostou e quer saber mais? Assista agora ao vídeo sobre todas as funcionalidades que a plataforma Mobiltracker oferece para você.


Comece sua jornada no rastreamento hoje mesmo. Crie sua conta gratuita na Mobiltracker.


Equipe Mobiltracker

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page