top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Pós-chave x Modo sono: Qual é o melhor modo de economia para bateria de um veículo?

Notou que a bateria do seu veículo está descarregando com frequência desde que você instalou um rastreador? Aprenda duas formas de economizar a bateria do seu veículo neste blogpost.


Introdução


Rastreadores veiculares possuem baixa autonomia de bateria, e precisam estar sempre conectados ao veículo para o funcionamento diário. Caso contrário, descarregam em pouco tempo.


Porém, deixar um rastreador conectado 24h por dia pode gerar um consumo excessivo, podendo resultar no descarregamento da bateria do seu veículo, principalmente de motos.


Mas não se preocupe! Algumas medidas podem ser tomadas para economizar a bateria do seu veículo.


Neste blog vamos apresentar dois métodos para economizar a bateria do seu carro ou moto, a instalação no pós-chave e a configuração em modo sono. Além de abordar todos os detalhes e diferenças, vamos indicar qual deles é o melhor para você.


Continue a leitura para aprender.


Instalação no Pós-chave


Consiste em instalar o fio de energia do rastreador no pós-chave do veículo. Assim, o equipamento será alimentado apenas quando o carro estiver ligado.


Em outras palavras, instalar no pós-chave evita o consumo da bateria quando o veículo está desligado, e habilita o funcionamento do rastreador apenas com a ignição do carro.


A vantagem dessa instalação está na economia da bateria do veículo, pois o equipamento fica desligado.


Porém, é no quesito “desvantagens” que essa alternativa é problemática.


Ao instalar no pós-chave, o rastreador ficará pouco tempo ligado, pois sua bateria interna é de baixa autonomia. Com o equipamento desligado, você perde o rastreamento do veículo, o que pode ser um problema em caso de furto.


Veículos leves como motos estão mais propensos a serem furtados, pois basta colocá-los em uma caçamba. No caso de um carro não é diferente, os criminosos podem usar um guincho.


Caso isso ocorra, não há nenhum modo de “acordar” o rastreador remotamente para monitorá-lo.


img-blog-mobiltracker-instalacao-pos-chave
Ilustramos acima um esquema da instalação no pós-chave

Confira a seguir a outra alternativa para economia de bateria: O "modo sono".


Configuração em Modo sono


O modo sono ou sleep é uma configuração feita via SMS que tem como objetivo economia de energia e dados. Esse recurso está presente na maioria dos rastreadores do mercado.


Enviando o comando de configuração desta funcionalidade, o rastreador desliga os módulos GPS e GSM quando estiver parado. Ou seja, ele “dorme”, encerrando o rastreamento na plataforma. Da mesma forma, caso seu carro esteja em movimento, ou você envie qualquer comando, o rastreador ativará os módulos que estavam desligados. Portanto, “acorda”.


Em alguns modelos é possível determinar o nível de movimento necessário para “acordar” o rastreador. Outro recurso é a possibilidade de definir o tempo máximo que o rastreador deve ficar desligado. Por exemplo, “acordar” a cada 2 horas.


Vamos abordar todas essas possibilidades do modo sono em breve, fique atento ao blog.


Além da economia de bateria do veículo, outra vantagem desta configuração é a facilidade de ativá-la e desativá-la remotamente.


Porém, não são todos aparelhos que possuem modo sono, o que dificulta a acessibilidade para o público em geral.


Vale ressaltar que, em alguns modelos, o modo sono pode consumir a bateria do veículo.


img-blog-mobiltracker-configuracao-modo-sono
Com o modo sono ativado, o rastreador “dorme”. Após receber um comando via SMS, o rastreador “acorda”

Qual é a estratégia mais indicada?


Tendo em vista os pontos abordados, indicamos a configuração em modo sono. Ao contrário da instalação no pós-chave, o modo sono permite que a economia de bateria seja ativada de forma remota.


A instalação no pós-chave deve ser feita em casos específicos. Confira alguns exemplos:


  • Veículos pouco utilizados, que ficam muito tempo na garagem, onde não há uma preocupação de furto;

  • Casos onde o rastreador que não possui modo sono, sendo a instalação no pós-chave a única alternativa para economia de bateria;

  • Modelos onde o modo sono consome bateria. Apesar de ser um modo de economia, o modo sono pode consumir a bateria do veículo. Nesses casos, se sua necessidade for economia de bateria, indicamos o pós-chave.


Relembrando


Um rastreador pode consumir boa parte da bateria do seu veículo, se você não tomar alguma precaução. A instalação no pós-chave e a configuração em modo sono são meios de economizar a bateria do seu carro.


Indicamos o modo sono entre essas duas. Instalar o rastreador no pós-chave impede a ativação do rastreamento de forma remota. No modo sono, no entanto, é possível ativar e desativar a economia de bateria.


Gostou deste blog? Temos muitos outros conteúdos explicativos no canal do YouTube da Academia do Rastreamento. Não deixe de conferir!


Equipe Mobiltracker

254 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page