Uma dúvida muito comum entre nossos usuários é: Qual a diferença entre alertas e alarmes? Não são a mesma coisa? Neste blogpost vamos explicar e sanar essas dúvidas.
Primeiramente, é preciso considerar que alertas e alarmes não são a mesma coisa. A principal diferença é que os Alarmes são gerados pelo rastreador e os Alertas são gerados pela plataforma de rastreamento Mobiltracker.
O que isso significa?
Alarmes são funcionalidades nativas do equipamento rastreador, os quais só podem ser ativadas através de mensagens SMS.
Desta forma, sempre que o evento do alarme ocorrer, o rastreador irá enviar uma notificação para a plataforma e para os números administradores, com o objetivo de informar sobre a ativação do alarme.
Na maioria dos rastreadores, quando o Alarme é gerado, ele continua sendo enviado para a plataforma sem parar. Ele só interrompe este processo quando é enviado um comando para o rastreador.
Esse sistema traz alguns problemas para o usuário. Dentre eles:
Caso haja um número administrador cadastrado, o rastreador enviará mensagens SMS de alarme, o que irá gerar custo e pode levar ao bloqueio do chip pelo excesso de mensagens;
Os Alarmes só serão desligados quando for enviado um comando para isso. Enquanto não for desligado, o alarme continuará enviando notificações sem parar;
Configuração complexa por conta dos diversos comandos diferentes. Cada alarme possui um comando específico para ser ativado, ou seja, você precisará enviar um comando para ativar o alarme de ignição, outro para o alarme de movimentação, e assim por diante;
Caso você tenha diversos rastreadores, ativar Alarmes em múltiplos equipamentos se torna um processo longo e burocrático, pois será necessário enviar todos os comandos um por um para todos os seus rastreadores.
Por conta destes problemas, nós da plataforma Mobiltracker criamos os Alertas:
Quando os rastreadores se comunicam com o sistema, enviam alguns tipos de informações, como o status da ignição, a velocidade, carga da bateria, entre outras. Desta forma, bastando que o rastreador esteja online, a plataforma é capaz de gerar alertas específicos sendo ela responsável pela detecção e geração dos Alertas, sem necessidade de enviar comandos SMS.
Com a funcionalidade de Alertas, você pode criar alertas de:
Velocidade: Quando seu rastreador excede um limite estabelecido por você;
Bateria: Quando a carga da bateria do rastreador for menor que um valor estabelecido por você;
Movimento: Quando a plataforma detecta movimentação do rastreador;
Ignição: Quando a ignição do veículo é ativada;
Comunicação: Quando o rastreador perde a comunicação com a plataforma;
Odômetro: Quando seu veículo percorrer uma determinada quilometragem. Saiba mais sobre essa funcionalidade clicando aqui.
Como posso criar alertas?
Para criar Alertas, acesse o Menu > Gerenciar Alertas.
A plataforma exibirá uma página onde aparece, caso já tenha algum, todos os alertas já criados e a opção para criar um novo Alerta. Clicando em “Adicionar” é possível criar um novo Alerta.
Uma lista com os alertas disponíveis na plataforma vai aparecer.
Assim você consegue escolher qual Alerta quer que o sistema gere.
Alguns alertas terão um passo onde você precisa especificar um número para que ele seja gerado. Exemplo: Se você cadastrar um alerta de velocidade, será preciso especificar um número de velocidade para que o alerta seja gerado quando atingir aquela velocidade específica.
Após, será possível escolher para quais rastreadores cadastrados você quer que o Alerta funcione ou então escolher todos os rastreadores.
Desta forma você pode fazer um Alerta valer para vários rastreadores, facilitando seu gerenciamento.
Por fim, basta escolher o som do alerta e ele estará criado.
Gostou? Inscreva-se em nosso canal do YouTube clicando aqui e veja também o nosso vídeo com a explicação sobre os Alertas da plataforma Mobiltracker.
Equipe Mobiltracker
Comments