top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Quatro desvantagens dos principais modelos e marcas de rastreadores

Quer evitar surpresas após a compra de um rastreador? Conheça as desvantagens dos principais modelos e marcas de rastreadores neste blogpost.


Introdução


Todo modelo de rastreador tem uma diferença em relação aos outros. Seja uma configuração específica ou a falta de alguma funcionalidade. Neste blogpost categorizamos isso como “desvantagens”.


O mercado de rastreamento possui uma enorme lista de rastreadores. Porém, mesmo os equipamentos de mais qualidade têm desvantagens em relação a outros. Descobrir que seu rastreador não tem determinada funcionalidade na hora errada pode causar uma grande dor de cabeça.


Neste blog vamos abordar algumas desvantagens dos principais rastreadores do mercado. Assim, se você está pensando em comprar um desses modelos, conheça essas desvantagens e evite descobri-las tarde demais.


Conheça quatro desvantagens dos principais modelos de rastreadores


Separamos os modelos em categorias. Continue lendo!


Rastreadores da Coban


Os modelos da marca Coban são os mais populares do mercado. São rastreadores de qualidade, que trazem uma boa relação custo-benefício. Em nossas postagens, sempre recomendamos modelos dessa marca, como o TK 303.


Mas até mesmo os modelos da Coban têm desvantagens.


Rastreadores possuem um comando que retorna o status do equipamento, como o sinal de GPS, as configurações de APN e IP, entre outros. No caso dos rastreadores da Coban, estamos falando do comando check123456.


Identificamos que os modelos dessa marca não retornam se o veículo está bloqueado ou não, no comando de status. Isso pode ser um problema para casos onde seu veículo parou, ou seja, está bloqueado, mas você não sabe.


Se os modelos da Coban tivessem um status que informasse se o veículo está bloqueado ou não, uma situação dessas poderia ser resolvida de forma simples.


img-blog-mobiltracker-tk303
Os modelos da Coban não retornam se o veículo está bloqueado ou não em seu comando de status

GT06


Esse modelo é um dos mais populares entre nossos usuários, mas está longe de ser um dos melhores. A equipe Mobiltracker não recomenda o GT06, pois essa linha de rastreadores não possui comandos padronizados, o que gera complicações na hora da configuração.


Identificamos que o GT06 não possui Modo Sleep (ou Modo Sono). Nesse modo, seu rastreador desativa o módulo GPS e GPRS quando o veículo estiver parado, e ativa novamente quando detectar qualquer movimento. É um método de economia para a bateria do seu carro e dados do chip.


Se você está procurando um rastreador com essa função, fique ciente que o GT06 não possui Modo Sono.



Também notamos que ao enviar o comando de status do equipamento, alguns modelos não retornam o GPRS, que é um status muito importante.


O GPRS determina se o rastreador está se comunicando com a internet ou não. Se um rastreador recebe e responde todos os comandos, mas não fica online, pode ser um problema na conexão com a plataforma de rastreamento.


Alguns modelos GT06 não possuem esse status, o que dificulta fazer um diagnóstico no equipamento.


img-blog-mobiltracker-gt06
O GT06 não tem Modo Sono e não responde o status de GPRS

E3+


O modelo E3+ não compartilha das desvantagens anteriores, porém, para realizar a configuração na plataforma, é necessário enviar os comandos REG000000# e SMS1 antes dos comandos de IP e APN.


Se você configurar sem o comando o REG e o SMS, o E3+ não vai ficar online na plataforma Mobiltracker.


img-blog-mobiltracker-e3+
Para configurar o E3+, é preciso enviar 2 comandos específicos antes do IP e APN

Rastreadores da Suntech


Os modelos da Suntech normalmente não são configurados via SMS, mas por meio de um software (SyncTrak).


Por esse motivo, esses rastreadores possuem algumas diferenças, que podem ser desvantagens em relação a outros modelos. Aprenda a seguir.


Não é possível configurar um novo parâmetro com o Suntech já configurado.


Para ativar uma nova funcionalidade (como o Modo Sono, por exemplo), é necessário verificá-la no momento da configuração inicial. O mesmo vale para alteração de IP, APN.


Ou seja, se você deseja ativar o Modo Sono ou alterar o IP e a APN de um Suntech já configurado, será necessário configurá-lo outra vez.


img-blog-mobiltracker-suntech
Para definir um novo parâmetro em um Suntech que já está configurado, é necessário configurá-lo de novo

Relembrando


Apresentamos neste blog quatro desvantagens em alguns modelos e marcas de rastreadores. É importante que você os conheça caso tenha interesse em comprar um desses equipamentos, evitando assim descobri-las em um momento indesejado.


  • Os modelos da Coban não retornam se o veículo está bloqueado ou não, no comando de status;

  • O GT06 não tem Modo Sleep, e alguns modelos não retornam o GPRS no comando de status;

  • Para configurar o E3+, é preciso enviar 2 comandos específicos (REG000000# e SMS1) antes dos comandos de IP e APN;

  • Para utilizar o Modo Sleep nos modelos da Suntech, é necessário reconfigurar o equipamento, se ele já não estiver configurado com esse modo. O mesmo vale para alteração de IP e APN e outros parâmetros.



E aí, gostou? Temos muitas outras postagens sobre modelos de rastreadores, acesse nosso blog e confira!


Equipe Mobiltracker

267 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page