top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Saiba tudo sobre: Consumo da bateria de rastreadores no Modo Sono

Você sabe qual é o consumo da bateria de rastreadores no modo sono? Aprenda neste blog!


Introdução


Frequentemente recebemos esse questionamento: Qual rastreador tem a melhor economia de bateria no modo sono?


Buscando responder perguntas como essa, colocamos os rastreadores mais populares do mercado em nossa bancada de testes e analisamos o comportamento desses modelos no Modo Sono / Sleep.



Testamos o consumo dos seguintes rastreadores:


  • Teltonika FMB920;

  • Coban TK311;

  • Coban TK303;

  • Coban TK403.


Os testes foram feitos com um testador de consumo da GD Rastreamento e um multímetro, mas para fins de praticidade pegamos somente os resultados do testador que mostra de forma mais didática os valores.


Lembrando que os resultados serão informados em miliampère (mA), que é uma unidade de medida da intensidade da corrente elétrica, equivalente a 1 milésimo de ampère.


Coleta de dados e realização dos testes


Primeiramente, coletamos os consumos dos rastreadores sem nenhum recurso de economia de bateria ativado. A segunda coleta foi com o Modo Sono / Sleep ativado. E a terceira foi com o Modo Sono / Sleep ativado e o modo GPRS desativado, para obter o máximo de economia dos aparelhos e identificar qual deles terá o menor consumo.


Com todos os registros coletados, fizemos uma média e marcamos o consumo mínimo e o máximo de cada teste.


Veja o resultado de cada modelo de rastreador abaixo:


Teltonika FMB920


O primeiro aparelho foi o Teltonika FMB920. Esse rastreador é um dos mais completos do mercado e conta com diversas funções de configuração. E por essa razão, mostrou resultados consistentes em nossos testes.


No modo normal de consumo o rastreador ficou funcionando em uma faixa entre 18 e 134 mA, o que representa o mínimo consumido (18 mA) e o pico máximo (134 mA). Ocorrendo variações neste intervalo, a média é de 30.3 mA no geral.


Com o Modo Sono / Sleep ativado, o mínimo registrado ficou em 19 mA e o máximo 190 mA, tendo uma média de 37.9 mA, o que não se mostrou muito eficiente. Mas o FM920 mostrou sua eficiência total com o modo Sleep mais o GPRS desligado. E em nossas análises ele simplesmente não consumiu nada de energia, marcando literalmente zero consumo no período verificado.


Seus resultados de consumo na terceira etapa foram tão baixos que por um momento pensamos que era algum defeito no aparelho. Mas como veremos, na verdade o Teltonika FMB920 tem um ótimo desempenho na economia de bateria.


img-blog-consumo-tk-teltonika920fmb
Em nossos testes, o FMB920 marcou zero consumo com o modo sono ativado e o GPRS desativado

Coban TK311


Em consumo normal, este modelo ficou entre 13 e 56 mA. Computando suas variações, a média ficou 30.3 mA. O TK311 ficou com variações entre 0 e 31 mA no modo Sleep com uma média de 13.48 mA. Ativando o modo Sleep mais GPRS desligado as variações coletadas não ficaram muito diferentes do que na segunda etapa, marcando 11 e 30 mA, e uma média de 14.39 mA.


img-blog-consumo-tk-tk311
O TK311 comunicou resultados intermediários, ficando entre o TK303 e o TK403

Coban TK303


Por ser um rastreador mais potente, esperávamos um consumo maior do TK303 em relação ao TK311. Mas o que percebemos foi um consumo bem próximo do modelo anterior. Seus picos ficaram entre 30 e 130 mA no consumo normal e média de 40 mA. O modo Sleep ficou entre 13 e 32 mA, com média de 15.3 mA. Com o GPRS desligado, registramos 13 e 25 mA e média de 14,8 mA, um consumo praticamente igual ao do TK311.


img-blog-consumo-tk-tk303
Em consumo normal, o TK303 teve o mesmo do TK311. Nos outros 2 testes, seu consumo foi levemente maior

Coban TK403


Um dos melhores rastreadores da família Coban, o TK403 registrou um consumo maior que seus irmãos menores no modo normal de funcionamento, ficando com 71 e 102 mA de picos de consumo e uma média de 78.8 mA. Mas com seu modo Sleep ativo obteve valores de consumo entre 0 e 16 mA e uma média impressionante de 7.2 mA. E seu maior destaque foi em sua média de consumo com o modo GPRS desativado, obtendo 6.3 mA e picos de 0 e 21 mA!


img-blog-consumo-tk-tk403
No teste com apenas o modo sono ativado, o TK403 mostrou a maior eficiência de economia

Qual rastreador economiza mais bateria no modo sono?


Com base nos testes, percebemos algumas variações bem específicas nos consumos de energia para cada modelo, todos com seus altos e baixos. O Teltonika tem um consumo médio elevado comparado com os demais, mas quando configurado corretamente apresenta um desempenho muito eficiente. E como dito anteriormente, seu ponto forte são suas possibilidades de configuração.


img-blog-consumo-tk-normal
Em consumo normal, o TK403 atingiu uma média próxima aos 80 mA

Já os Cobans intermediários, TK311 e TK303, apresentaram consumos muito semelhantes em suas médias com os modos de economia ativos. Para critério de escolha entre os dois, verifique o tamanho e a disponibilidade de espaço para instalação.


img-blog-consumo-tk-sleep
Com o modo sono ativado, o Teltonika ficou com o maior consumo, com média superior que 35 mA

E com o Coban 4G, TK403, notamos um consumo médio no modo normal maior em relação aos outros rastreadores. Mas esse modelo mostrou seu ponto forte com os modos de economia ativados, que garantiram os menores valores de consumo registrados nos nossos testes.


img-blog-consumo-tk-gprs
Com o GPRS desativado, o Teltonika não aparece no gráfico pois seu consumo foi zero

Relembrando


Neste blog apresentamos os resultados dos testes de consumo de bateria dos principais modelos de rastreadores em modo sono. Vamos recapitular?


O Teltonika FMB920 marcou a melhor economia com todos recursos de economia ativos, como o modo sono e o modo GPRS. No entanto, ativando apenas o modo sono, esse modelo garantiu a menor economia em relação aos outros.


Com todos os modos de economia, a segunda posição ficou para o Coban TK403, que apesar de ter o maior consumo no modo normal, garantiu a metade dos valores dos TK303 e TK311, com todos os modos de economia ativos.


Os Coban TK303 e TK311 apresentaram números parecidos, estando o TK303 sempre à frente no consumo de bateria, devido ao equipamento ser maior do que o TK311.


Conhecendo a capacidade de economia de cada um dos modelos, fica mais fácil escolher um rastreador que atenda a sua necessidade.


Gostou deste blog? Você também pode conferir outros testes em bancada no vídeo Testando Rastreadores em Bancada em nosso canal do YouTube.


Equipe Mobiltracker

264 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page