top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

5 erros na hora de gerenciar pequenas frotas



5 erros na hora de gerenciar pequenas frotas

Gerenciar pequenas frotas de veículos exige uma série de cuidados que se não observados, podem acabar virando prejuízo para o empreendedor. Confira abaixo quais são os principais erros cometidos na hora de cuidar dos veículos da empresa e como eles podem ser evitados.

1. Manutenção preventiva: A manutenção dos veículos é um dos principais itens que se deve ter atenção em uma gestão de frotas. Não realizar essa manutenção pode trazer sérios riscos e perdas ao gestor e aos veículos da empresa. Estar atento, controlar os gastos com as trocas e ajustes de peças é imprescindível para melhorar o desempenho dos veículos. Dica: acompanhe a vida útil dos pneus e controle o consumo do combustível e do óleo para checar a “saúde” do veículo (se o nível de consumo estiver muito alto, além do comum, algo está errado).

2. Gerenciamento de custos: Não saber o quanto se gasta e onde o dinheiro é investido pode ser uma grande falha. Muitas vezes, por falta do cuidado na manutenção, os veículos sofrem problemas e precisam de reparos emergenciais. É por conta desses reparos inesperados que o dinheiro acaba sem que se perceba. Dica: Agrupe os veículos da sua frota por marca, modelo e ano de fabricação. Assim você tem uma melhor projeção e pode saber quais os problemas mais comuns em cada grupo, tomando ações preventivas, evitando gastos aleatórios e sem planejamento.

3. Preparação dos profissionais: De nada adianta um gestor preparado com uma equipe despreparada. É fundamental que os motoristas e demais pessoas envolvidas (mecânicos, por exemplo) com a frota, tenham conhecimento em relação as funções de cada veículo. Dica: Proporcionar treinamentos e cursos específicos é uma boa iniciativa. Investir em cursos de direção segura e de conscientização também pode ajudar a reduzir os riscos e os acidentes que todos estão sujeitos na estrada.

4. Planejamento de rota: Não traçar as rotas com cuidado, observando os melhores trajetos, podem trazer danos aos veículos e perigo aos motoristas. Além disso, geram mais gasto de combustível e desgaste para o veículo, refletindo diretamente na produtividade. Dica: Para evitar rotas mal traçadas e falhas na produtividade, é interessante conhecer as estradas por onde sua frota precisa passar. É interessante considerar desvios (mesmo que aumente um pouco a distância) de bairros perigosos e de estradas esburacadas.

5 – Controle de combustível: Nem todos os postos de combustível são tão confiáveis como deveriam. Assim, abastecer no posto mais próximo quando o veículo entrar na reserva, pode não ser uma boa ideia. Um combustível de baixa qualidade pode causar diversos danos, inclusive para o motor do veículo. Dica: Após definir os possíveis pontos (cidades, bairros, etc.) por onde o veículo irá transitar, defina quais são os fornecedores de combustível autorizados e informe sua equipe. Defina uma periodicidade de abastecimento para não correr risco de ter que recorrer a estranhos.

A logística é uma das áreas mais críticas de qualquer negócio, mesmo para os pequenos. Por isso, todo o cuidado é pouco para garantir que nada vai atrapalhar as suas operações.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis! Fique a vontade para compartilhar as suas com a gente. E não esqueça de incluir um rastreador nos seus veículos e monitorar com o Mobiltracker, ele pode ajudar muito na sua gestão ;)

Equipe Mobiltracker

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page