top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

O que são comandos de rastreamento?



O que são comandos de rastreamento?

Como já vimos em alguns posts aqui no blog, no mundo do rastreamento existem muitos passos para que se chegue ao rastreamento de fato: pesquisa, compra do rastreador, escolha do software de rastreamento, configuração e monitoramento. E uma das partes mais complexas e que gera mais dúvidas em quem decide rastrear, são os comandos de rastreamento.

Mas afinal, o que são comandos de rastreamento?

Chamamos de comandos as mensagens via SMS que são enviadas de um celular ou software para o número do chip do rastreador. Elas servem para permitir que o rastreador se comunique com quem está monitorando, fornecendo informações ou executando ações. Por exemplo, ao instalar um rastreador no seu carro, um conjunto de SMS devem ser enviados via celular ou sistema para que o equipamento responda, garantindo que a comunicação está funcionando corretamente.

Cada equipamento possui um padrão de comandos diferente, com longos códigos que devem ser digitados e é isso que torna essa função tão complexa de ser realizada manualmente. Se o rastreador é configurado via plataforma Mobiltracker, você só precisa selecionar o tipo do seu rastreador para que o sistema identifique automaticamente qual é o padrão de comandos e proceda com os envios de SMS para estabelecer a comunicação.

Já, quando você já está com o seu rastreador configurado e funcionando, os comandos são utilizados para ordenar ações. Por exemplo, ‘corte de combustível’ ou ‘bloquear o veículo’, dentre outros que falaremos a seguir. Por isso cada plano no Mobiltracker possui uma quantidade de comandos que podem ser utilizados por mês.

Esclarecido o que são comandos de rastreamento, vamos agora entender como eles funcionam. A primeira coisa que se faz depois de comprar um rastreador é inserir um chip com saldo (para SMS e internet), depois disso é hora de ligar o equipamento para realizar o rastreamento, seja através de um software ou troca de mensagens pelo celular. E é nessa etapa, na hora de ligar o rastreador, que entra a primeira ação dos comandos de rastreamento.

Extra: Normalmente o comando que liga o seu rastreador se encontra no manual, no índice “initialization”. Um exemplo de comando para ligar o rastreador é “begin+senha” (a palavra ‘begin’ + a senha do seu rastreador, sem espaços).

Depois de ligado, ainda tem outra etapa que demanda muito dos envios de comandos de rastreamento: a configuração do seu rastreador. Quem opta por rastrear através de um celular enviando comandos e recebendo a localização do seu rastreador na tela do equipamento, por exemplo, precisa enviar manualmente todos esses comandos até que o rastreador esteja configurado corretamente.

Quem escolhe por utilizar um software de rastreamento como o Mobiltracker, tem como benefício a configuração automática por parte do próprio sistema, que disponibiliza SMS para enviar os comandos para o seu rastreador através do portal de monitoramento. Assim, o seu rastreador se comunica diretamente com o portal, sem precisar da sua interação manual.

Veja a diferença:


Comparativo entre comandos de rastreamento

Obs.: Pelo Mobiltracker basta dar um clique para ativar o comando desejado. Pelo celular é preciso trocar uma série de mensagens com o seu rastreador, até que a opção seja ativada.

Mas não para por aqui! Depois que o rastreador está configurado e coletando a localização adequadamente, os comandos de rastreamento podem ser usados para outras finalidades. Além de um padrão de comandos diferente, cada tipo de rastreador possui um conjunto de funcionalidades que permitem a execução de comandos diferentes, dependendo do modelo do rastreador e se ele é ligado ou não à parte elétrica do seu veículo. Muitos podem ser ativados através do Mobiltracker. Veja algumas possibilidades:

  • Parar rastreamento: Interrompe o rastreamento, fazendo com que o rastreador pare de enviar sua localização ao portal;

  • Reiniciar rastreamento: O rastreador volta a se comunicar com o Mobiltracker, enviando sua localização no intervalo de tempo já configurado;

  • Bloquear veículo: Mais conhecido como corte de combustível, o bloqueio do veículo é ativado através do corte, fazendo com que carro pare aos poucos como se estivesse acabando o combustível;

  • Desbloquear veículo: O veículo volta a ser alimentado pelo combustível;

  • Alerta de movimento: O comando ativa essa funcionalidade, enviando um alerta caso o veículo se mova;

  • Verificar status: Busca o estado atual do rastreador, incluindo nível de bateria, sinal de GPS e internet (GPRS).

Se você ficou com alguma dúvida sobre os envios de comandos ou quer saber quais os possibilidades seu rastreador atende, entre com contato com a gente! Faremos o possível para ajudar :)

Equipe Mobiltracker

1.764 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page