TUTORIAL | Configurando um rastreador com Chip M2M

21/03/2018

 

 

Chegou o dia de compartilhar por aqui como configurar um rastreador com Chip M2M. Nos últimos dias já falamos sobre esse assunto em nossa página no Facebook e também em nosso canal do YouTube, em formato de vídeo.

 

Sabemos que as operadoras estão bloqueando cada vez mais os chips tradicionais para rastreamento, e isso acontece porque elas não permitem o envio de localização por SMS.

 

Uma boa alternativa para continuar rastreando sem problemas é optar pelo uso de Chip M2M, que são chips específicos para troca de informações machine to machine (máquina para máquina).

 

Desde 2016 os chips M2M são compatíveis com nosso sistema. Já trouxemos algumas dicas em outro post. Agora vamos detalhar o passo a passo de como configurar um rastreador com chip M2M em nossa plataforma :)

 

A configuração de um rastreador com chip M2M pode ter dois cenários:

 

1. Possuo um chip M2M com SMS

2. Possuo um chip M2M sem SMS

 

Na opção 1 é simples. O chip conta com SMS e por isso a configuração pode ser feita automaticamente através do sistema. A única atenção deve ser para seleção do APN, na hora de preencher o cadastro de informações do rastreador.

 

  • É importante que você pergunte para a operadora qual o APN que deve utilizar.

  • Se o APN informado pela operadora não estiver em nossa lista no sistema, selecione a opção APN PRIVADA e digite a APN que a sua operadora forneceu.

 

Feito isso, basta seguir a configuração normalmente.

 

A opção 2 possui dois cenários. O primeiro é quando se tem acesso ao rastreador. O segundo é quando não se tem acesso ao rastreador. Vamos lá!

 

1. Tem acesso ao rastreador? Sim.

 

Ótimo! Pegue um chip comum (com saldo para SMS e conexão com internet) e coloque no rastreador.

 

Cadastre os dados no sistema e clique para configurar automaticamente, como já mostramos no texto Configurando um rastreador veicular no Mobiltracker ou no vídeo Monitorando seu rastreador na web e smartphone.

 

Após configurado e funcionando no sistema, vamos fazer a troca do chip comum para o Chip M2M. Para isso, siga os passos:

 

- Tire o chip comum e coloque o Chip M2M no seu rastreador.

 

- Se tiver acesso a plataforma do Chip M2M, verifique se o chip está com status online. Se não tiver, habilite-o como online.

 

- Troque o número do chip e a operadora dentro do sistema. Basta seguir esses passos:

 

  • Acesse o Portal Web > Menu > Gerenciar Rastreadores > Engrenagem > Editar Rastreador > Configurações de Chip e Operadora > Prosseguir. Edite as informações de número de chip + operadora e clique em salvar alterações.

 

Volte para tela inicial do Portal Web e clique no Menu > Envio de Comandos e envie o comando de configurar APN. Obs.: O rastreador não vai responder ao comando pois já está com o chip M2M.

 

Feito isso, aguarde alguns minutos e acesse o Portal Web. Se a troca e configuração foram feitas com êxito, os status estarão todos como OK - conforme mostramos na imagem abaixo.

 

 

Tem acesso ao rastreador? Não.

 

Ok. Sem problemas! Nesse caso, basta cadastrar todos os dados do rastreador no sistema e clicar em configurar manualmente. Siga as instruções, enviando todos os comandos manualmente de um celular - um a um.

 

Como o chip não retorna SMS, é importante que dê intervalo de alguns minutos entre os envios. Ao final de todos envios, aguarde alguns minutos, acesse o Portal Web e verifique se configuração manual foi bem sucedida.

 

Gostou? Se tiver dificuldade em alguma etapa assista o tutorial em vídeo ou contate nossa equipe através da Central de Ajuda.

 

Equipe Mobiltracker

Please reload

Bem-vindo ao Blog do Mobiltracker!

O Mobiltracker abre mais um recurso de comunicação para seu público. Aqui, você vai encontrar conteúdo técnico, informativo e inspirador sobre o mundo que envolve essa plataforma. Sinta-se a vontade para comentar, opinar e sugerir novas ideias. Aproveite!

Posts Recentes
Please reload

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
mouse (1).png

© 2013 - 2020 Mobiltracker . Plataforma de Rastreamento