• Mobiltracker

Saiba mais sobre Rastreadores OBD

Atualizado: Jul 30

Rastreadores OBD são conhecidos como rastreadores de telemetria pois conseguem ler informações do veículo através da interface OBD II, tais como odômetro, temperatura, nível de combustível e óleo.


O que é uma Interface OBD II


A interface OBD II é uma conexão (plug) especial que os veículos possuem. Ela foi adotada como padrão nos veículos do Brasil a partir de 2010. É através dela que as mecânicas de veículos, através de um scanner OBD, conseguem fazer um diagnóstico do veículo.

Exemplo de Scanner OBD

Equipamentos rastreadores OBD


Os rastreadores OBD possuem uma interface fêmea OBD II que podem ser conectados no conector macho OBD do veículo. Com essa interface eles conseguem receber alimentação de energia para rastrear, além de ler as informações de telemetria do veículo. Essas informações são enviadas à plataforma de rastreamento através da conexão GSM fornecida pelo Chip de telefonia que ele possui.

Exemplo de rastreador OBD

Vantagens do rastreador OBD


Uma das grandes vantagens dos rastreadores OBD é a instalação fácil e não intrusiva. Muitas montadoras não permitem instalar um rastreador de forma tradicional sob pena de perder a garantia da parte elétrica do veículo. Apesar dessa perda de garantia ser questionável na justiça, muitos proprietários de veículos novos não querem correr esse risco para rastrear seus carros. Neste caso o rastreador OBD é uma excelente opção.


Como Instalar um rastreador OBD


A maneira mais simples é plugar o rastreador na porta OBD do veículo. Porém, dessa forma, o rastreador fica fácil de ser encontrado em caso de furto. O mais aconselhável é comprar um chicote OBD em Y.

Exemplo chicote em Y OBD2

Com um adaptador chicote em Y seu instalador colocar uma ponta do chicote no local original e na outra ponta colocar o rastreador em um local escondido. Em caso de furto, se o meliante procurar o local da porta OBD atrás de um rastreador, não encontrará o equipamento.


Conclusão: Rastreadores OBD são aconselhados para cenários em que o proprietário do veículo não possa intervir na instalação elétrica ou caso se deseja alguma informação adicional como odômetro, temperatura, nível de combustível e óleo.


Gostou de saber um pouco mais sobre Rastreadores OBD? Nossa equipe está à disposição para esclarecer suas dúvidas.


Equipe Mobiltracker

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo