Como classificar uma localização errada? Como isso pode afetar o monitoramento? No Blogpost desta semana, vamos analisar todos os motivos pelos quais rastreadores podem localizar de forma imprecisa, e também sugerir soluções para esse problema.
Vamos entender?
Em nossos canais de comunicação, usuários relataram perceber durante o monitoramento localizações “bêbadas” por parte do rastreador.
Nomeamos como “bêbadas” todas localizações que são imprecisas de alguma forma.
Vamos usar como exemplo um rastreador que está dentro da garagem, mas na plataforma de rastreamento está do outro lado do quarteirão. Esse é um caso onde a localização do GPS está imprecisa.
Por que isso ocorre?
Vários motivos podem causar uma localização de GPS errada. A seguir, vamos analisá-las.
Na introdução, usamos uma situação comum para exemplificar a imprecisão de localizações na plataforma de rastreamento. Um dos principais motivos que levam um rastreador a se comportar de forma incorreta é a qualidade do sinal de GPS.
O sinal GPS pode ser influenciado por 2 fatores:
Se houve instabilidade no sinal de GPS;
Se o veículo/rastreador está em um local fechado.
Usar um aparelho GPS em locais fechados é um problema, pois os sinais dos satélites não alcançam o interior de prédios ou locais subterrâneos. O mesmo vale para locais semiabertos, como garagens, exemplo que usamos anteriormente.
A imprecisão também pode estar ligada a um problema no módulo GPS do rastreador. O módulo GPS é responsável por obter localizações através da sincronização com satélites. Com isso se obtêm dados de coordenadas, hora e velocidade. Porém, se há um problema no módulo, o rastreador não consegue obter os dados corretos, gerando localizações imprecisas na plataforma de rastreamento.
Como resolver esse problema?
Existem algumas alternativas que podem ser usadas para resolver a imprecisão do GPS na plataforma de rastreamento. Vamos conhecê-las?
O método mais simples para resolver esse problema é colocar o rastreador em um local aberto. Quando o módulo GPS se comunicar com os satélites, as localizações devem passar a ser corretas.
Há casos onde o usuário quer manter o veículo na garagem, mas passa a receber alarmes de movimento do rastreador em forma de notificações no celular. Como o sinal de GPS está impreciso, movimentando o rastreador a cada nova localização, ele envia localizações erradas para a plataforma de rastreamento.
Se o usuário revisar o histórico desse momento, deve encontrá-lo em um formato de estrela. O histórico em forma de estrela é comum em rastreadores que estão reportando localizações imprecisas.
Conhecemos 2 modos de resolver esse problema:
Desativar o alarme de movimento;
Ativar o modo sleep.
Desativando o alarme de movimento, que é uma função nativa do rastreador, o usuário não recebe notificações quando ele se movimentar. Portanto, se o rastreador estiver na garagem, onde o sinal é impreciso, ele não recebe notificações a cada localização “bêbada”.
Além disso, conhecemos casos onde o rastreador enviou outros alertas para a plataforma de rastreamento. Por exemplo, a cada localização errada, o rastreador saía e entrava na cerca em torno da residência. Para resolver uma situação dessas recomendamos o modo sleep.
Falamos sobre o modo sleep em outra postagem do Blog. Acesse e saiba mais!
Porém se o rastreador reportar localizações erradas em local aberto, o problema pode ser no módulo GPS do rastreador. Nesse caso, recomendamos que seja feita a troca do equipamento.
Relembrando
Localizações erradas atrapalham o rastreamento, elas confundem o usuário durante o monitoramento de seus rastreadores. Muitos não entendem o histórico em formato de estrela, e pensam que é algum problema com a plataforma.
Mas no Blogpost dessa semana aprendemos os motivos do rastreador relatar localizações imprecisas.
Vamos revisá-los?
Localizações erradas ocorrem quando o rastreador não está se comunicando direito com os satélites. Essa falha pode ser porque o equipamento está em um local fechado. Para resolver, basta colocá-lo em um local aberto. Se não der certo, pode ser um problema no módulo GPS do rastreador. Nesse caso, não há solução, recomendamos que seja feita a troca do equipamento.
Temos muitos outros guias explicativos como esse. Ficou interessado? Confira agora mesmo em nosso Blog.
Equipe Mobiltracker
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