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Bloqueio preventivo de veículos com rastreador: Riscos e alternativas

Introdução


Muitos proprietários de veículos que não possuem garagem e precisam estacionar na rua, ou que frequentam restaurantes e deixam o carro no estacionamento, utilizam o bloqueio preventivo para aumentar a segurança. Embora esta prática possa parecer uma solução eficaz contra furtos, manter o veículo bloqueado por longos períodos pode apresentar diversos riscos técnicos e operacionais. Neste blogpost, discutiremos os principais problemas associados ao bloqueio preventivo e apresentaremos alternativas seguras e eficazes para proteger o seu veículo.


Ícone de uma chave com símbolo de energia, circundado por um sinal de proibição, representando a ideia de bloqueio preventivo de veículos com rastreador
Muitos proprietários de veículos utilizam o bloqueio preventivo para aumentar a segurança ao estacionar na rua

Riscos de manter o veículo bloqueado preventivamente


Instabilidade na Rede de Telefonia


No suporte da plataforma Mobiltracker, muitos clientes relataram que deixaram o carro bloqueado à noite e não conseguiram desbloqueá-lo no dia seguinte. Isso geralmente ocorre devido a instabilidades no sinal da operadora, um problema que impede que o comando de desbloqueio seja recebido pelo rastreador.


Os equipamentos de rastreamento dependem da rede de telefonia para enviar e receber comandos. Uma das maiores preocupações com o bloqueio preventivo é a possibilidade de falhas na rede de telefonia. Se houver falhas ou interrupções na rede, o comando de desbloqueio pode não ser recebido, deixando o veículo inoperante em momentos críticos.


Ilustração de uma torre de comunicação ao lado de um ícone de sinal de rede cortado, simbolizando a instabilidade na rede de telefonia que pode afetar o funcionamento dos rastreadores veiculares
Instabilidades no sinal da operadora podem impedir o comando de desbloqueio do rastreador

Problemas no Chip ou no equipamento


Os componentes eletrônicos que compõem o rastreamento, como o simcard e os módulos do equipamento rastreador, são cruciais para o funcionamento adequado do bloqueio preventivo. Defeitos nesses componentes podem impedir a comunicação com o veículo, impossibilitando o desbloqueio.


Sem a capacidade de enviar ou receber comandos, o veículo pode permanecer bloqueado até que o problema seja resolvido, o que pode demorar. Isso pode ser especialmente problemático se o defeito ocorrer em um momento crítico ou em um local isolado, onde a assistência técnica não está prontamente disponível​


Superaquecimento do Relé


O relé é um componente eletromecânico que realiza o corte de corrente da bomba de combustível, o que faz o veículo não ligar ou desligar caso esteja parado. Quando fica ativado por longos períodos pode levar a problemas de superaquecimento.


O superaquecimento pode causar a danificação do relé, o que impede o desbloqueio do veículo. Conheça mais sobre os componentes do relé assistindo ao vídeo: Fios do Relé.


Alternativas ao Bloqueio Preventivo


Uso de Interruptor Escondido


Uma solução prática e eficaz para aumentar a segurança do veículo sem os riscos associados ao bloqueio preventivo é a instalação de um interruptor escondido. Solicite ao seu instalador a criação de um interruptor oculto que controle a bomba de combustível ou a ignição do veículo. Este método permitirá que você ative ou desative manualmente o sistema de bloqueio, sem depender da rede de telefonia ou do sistema de rastreamento.


O interruptor pode ser instalado em um local discreto e de difícil acesso para aumentar a segurança contra tentativas de furto. Consultar um profissional de instalação pode garantir que o interruptor seja colocado de forma segura e eficaz.


Acesso ao Relé para Desbloqueio Manual


Facilitar o acesso ao relé do sistema de bloqueio pode ser uma alternativa para resolver problemas de bloqueio manualmente, sem a necessidade de chamar assistência técnica.


No entanto, é importante ressaltar que essa alternativa é viável apenas se você possuir conhecimento básico em eletricidade, permitindo que saiba como cortar os fios do relé ou, até mesmo, conectar fios mais grossos caso o relé esteja estragado.


Para mais informações sobre o funcionamento do relé e detalhes sobre os fios, assista ao trecho específico do nosso vídeo sobre Painel Didático e Fundamentos do Rastreamento.


Ilustração de um relé com fios coloridos conectados, representando o componente eletromecânico usado em sistemas de bloqueio veicular e destacando a importância da manutenção e acesso manual para desbloqueio
Facilitar o acesso ao relé pode resolver bloqueios manualmente, sem assistência técnica

Uso do bloqueio em caso de de movimentação do veículo


Na plataforma Mobiltracker, muitos usuários têm a necessidade de ativar o bloqueio automaticamente ao sair de uma cerca ou âncora virtual. Essa funcionalidade pode garantir a segurança do veículo, e não necessita deixá-lo bloqueado por longas horas, minimizando o risco de danificar o relé. 


Para habilitar essa função de bloqueio automático após a saída da cerca ou âncora virtual, entre em contato com o suporte Mobiltracker através do WhatsApp.


Relembrando


Bloquear preventivamente a ignição de veículos com rastreadores pode oferecer uma camada adicional de segurança, mas também traz riscos consideráveis devido à dependência da rede de telefonia e possíveis falhas no equipamento. As alternativas apresentadas trazem formas de mitigar esses problemas, porém devem ser tomadas com cuidado, e devem ser testadas para garantir seu funcionamento.


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Se surgir alguma dúvida, contate nossa equipe de suporte. Estamos aqui para ajudar!


Equipe Mobiltracker


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