top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Mito ou Verdade? Chips M2M são melhores para rastreamento do que Chips Comuns

Atualizado: 30 de jul. de 2021

Esse é mais um Blogpost da série "Mito ou Verdade?". Hoje, vamos analisar a afirmação de que Chips M2M são melhores para rastreamento que chips comuns.


A realidade é que não existe um Chip melhor do que o outro. Tudo depende da sua necessidade. Tanto chips comuns quanto Chips M2M têm suas vantagens, de acordo com o seu uso.


Aqui temos uma tabela comparativa das vantagens de cada tipo de Chip. Vamos analisar cada uma:



Custo: O custo para Chips M2M é mais baixo do que para chips comuns.


Envio de SMS: Chips M2M podem enviar SMS desde que você solicite à operadora a ativação desta função, porém o preço do envio de SMS é bem alto para este tipo de chip. Chips comuns, por outro lado, tem envio de SMS ilimitado.


Livre de bloqueio: Chips M2M não correm o risco de serem bloqueados pela operadora. Chips comuns podem ser bloqueados se houver mau uso por parte do usuário.


Canal de Voz para escuta: Rastreadores veiculares em geral possuem uma função de escuta, que fazendo apenas uma ligação para o chip, lhe permite ouvir o que está acontecendo no veículo, através de um microfone no aparelho. Para chips M2M, é necessário solicitar a liberação desta funcionalidade. Chips comuns possuem esta função ativa a todo momento.


Grande quantidade de chips: Uma mesma pessoa pode registrar um número ilimitado de Chips M2M. Para chips comuns, isso não é possível, como mencionamos em outro Blogpost da série "Mitos ou Verdades?".


Pacote de dados: Chips M2M para rastreadores costumam ter franquias para uso de internet com limites em torno de 20 MB. Dependendo da configuração do seu rastreador, ele pode gastar 30 MB ou mais, e você pode ser cobrado pelo excedente. Chips comuns tem a vantagem neste caso, pois normalmente tem uma franquia de dados bem maior do que o necessário para o seu rastreador, já que chips comuns possuem planos de internet ilimitada ou com limites diários que chegam na faixa dos gigabytes.


Fácil Configuração: A plataforma Mobiltracker oferece configuração automática para rastreadores. Porém, é necessário que o chip responda SMS. Por este motivo, a configuração é mais simples para chips comuns. No caso de chips M2M, é necessário solicitar a liberação do envio de SMS para que seja possível utilizar esta configuração.


Como pode ver, ainda que o chip M2M tenha algumas vantagens, o seu uso é mais complexo, principalmente para usuários que estejam começando a entender como funciona o rastreamento.


E agora, felizmente temos uma solução que torna o uso de Chips M2M mais simples e acessível: A plataforma Mobiltracker agora vende Chips M2M.


A plataforma possui planos com Chips M2M inclusos, e com isso oferecemos todas as vantagens desse tipo de Chip e ainda a solução para alguns de seus problemas.



Adquirindo um de nossos planos com Chip, o custo será menor do que se você adquirir um plano e um Chip separadamente, tornando esta a opção mais barata para o seu rastreamento.


Se tratando de pacote de dados, a franquia de internet do nosso Chip é de 20 MB. Porém se o seu rastreador ultrapassar este limite, atualmente não é cobrado nenhum excedente, já que nosso sistema possui ferramentas para administrar automaticamente o uso de dados do seu rastreador de maneira inteligente, sem prejudicar o seu rastreamento.


E por fim, mas não menos importante: Adquirindo nosso chip, faremos a configuração do rastreador gratuitamente.

Sendo assim, com essa solução completa, consideramos que é mais vantajoso utilizar um Chip M2M.


Mas afinal, Chips M2M são melhores que chips comuns para rastreamento? Isso é mito ou verdade? Considerando as comparações que fizemos, esta informação é parcialmente verdade.


Gostou de saber dessas informações e da nossa novidade? Continue acompanhando nosso Blog.


Equipe Mobiltracker

887 visualizações0 comentário
bottom of page