top of page
  • Mobiltracker

Configurando um Rastreador Dual Chip



A variedade de rastreadores veiculares e portáteis disponíveis no mercado é enorme. A cada dia surgem novos modelos, com novas tecnologias, funcionalidades e recursos. Um dos últimos modelos que homologamos no Mobiltracker é o TK 105, que é um rastreador dual chip, ou seja, que permite a inserção de dois chips.


Agora você deve estar se perguntando: Por que utilizar um rastreador dual chip e manter os dois chips?


Apesar de ter que manter os custos de dois chips, essa escolha pode trazer um grande benefício. Optar por um rastreador dual chip permite que você tenha maior cobertura de dados (GPRS / internet), já que no Brasil uma operadora funciona melhor que a outra em determinadas regiões - o que faz bastante sentido para veículos que percorrem por diferentes áreas.


Lembre-se! Essa utilização só faz sentido se você utilizar chips de operadoras diferentes.


Agora vamos para parte prática: Utilizando um rastreador dual chip será necessário configurar o módulo GPRS (internet) dos dois chips. Feito isso, o rastreador se encarregará de alterar o uso dos chips, de acordo com a indisponibilidade de internet de determinado chip.


Confira abaixo como é feita uma configuração tradicional e depois, uma configuração para dual chip:


  • Tradicional

  • apn+senha <nome apn> Ou seja: apn123456 zap.vivo.com.br

  • up+senha <usuário apn> <senha apn> Ou seja: up123456 vivo vivo

  • Dual chip

  • apnone123456 zap.vivo.com.br

  • upone123456 vivo vivo

  • apntwo123456 tim.br

  • uptwo123456 tim tim


Perceba que quando a configuração é para dual chip, após o comando (apn e up) deve-se acrescentar as palavras “one” ou “two”. Isso é o que indica que a configuração é para determinado chip.


Obs.: Nesse exemplo usamos APN das operadoras de telefonia Vivo e Tim. Você deve adaptar para o seu caso.


Atenção! Você não precisa realizar toda configuração do rastreador manualmente por conta dessa configuração para dois chips. Siga os passos para utilizar a configuração automática para os demais comandos:


1. Cadastre os dados do rastreador no Portal Web, como se ele tivesse apenas um chip. Esse chip deve ter SMS e conexão com internet para que a configuração possa ser realizada com sucesso.


2. Com essas informações preenchidas corretamente, clique em configurar automaticamente.


3. Aguarde alguns minutos até que a configuração seja finalizada. Nesse vídeo (minuto 6:10) mostramos como verificar se a configuração foi concluída com sucesso.


4. Envie os comandos mencionados acima (de configuração dual chip) para os dois chips inseridos no rastreador, respeitando a sua operadora. Obs.: Esses comandos podem ser enviados do seu celular para os números dos chips do rastreador.


Achou fácil? Gostou desse conteúdo? Deixe seu feedback e sugestões para novas postagens :)


Equipe Mobiltracker

191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page