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Parte VII: Como montar uma Central de Rastreamento

Atualizado: 24 de mai. de 2022


Parte VII: Como montar uma Central de Rastreamento

A divulgação é uma parte crucial para qualquer negócio e não seria diferente para sua Central de Rastreamento. É nessa etapa que o consumidor vai decidir se vai optar por sua empresa ou a de um concorrente, por isso, é importante que ela seja feita com planejamento e estratégia, levando em consideração o que pode ser feito nas mídias offline e online.


Na publicação anterior, a sexta parte da nossa jornada do Como montar uma Central de Rastreamento, indicamos como criar uma marca, produzir um cartão de visitas e vestir o seu estabelecimento. Agora, vamos abordar mais a fundo as possibilidades de divulgação offline. Na próxima publicação será a vez do online.


Esses são os principais materiais de divulgação que podem ser investidos por uma Central de Rastreamento:


1 Flyers e Folders: Esses nomes muitas vezes são considerados sinônimos, mas a realidade é que cada tem características e fins diferentes.


O flyer é uma folha onde devem constar as informações principais a respeito dos serviços prestados pela sua Central de Rastreamento e com um conjunto visual que atraia o interesse de possíveis clientes.


Assim como os demais materiais, deve ter um padrão visual, além do logotipo da sua empresa. Existem diversos tamanhos de flyers, o mais comum é o tamanho A5, que tem as medidas de 14,8 x 21 cm. Mas também existem flyers em folhas A6 (14,8 x10,5 cm) e A4 (21 x 29,7 cm).


O Clube do Corel possui um modelo de flyer para empresas do ramo da segurança, que pode dar dicas das informações que devem conter em um flyer.


Os flyers são impressos em grande quantidade e são distribuídos em locais onde os possíveis clientes possam estar presentes. Então é importante que seja pensado estrategicamente os locais da entrega do material no formato de flyer.


Diferente do flyer, o folder possui dobras, o que permite incluir mais informações a respeito do seu negócio. Ele tem uma capa, uma apresentação sobre a empresa, os serviços oferecidos e um espaço para contato. A quantidade de dobras é definida conforme a quantidade do que precisa ser comunicado. O We Do Logos dá dicas para você definir o formato do folder.


Assim como os outros materiais que fazem parte da divulgação, os flyers e os folders também devem ser feitos por uma gráfica. O ideal é que a mesma gráfica faça todas as peças para garantir um padrão e a qualidade de impressão, que transmite ainda mais credibilidade e profissionalismo para sua divulgação.


Ainda existe o panfleto, que é feito com materiais mais baratos e de maneira mais simples que os flyers e os folders. O Fotojet permite explorar modelos de panfletos, que pode auxiliar você na hora de selecionar as informações para montá-los.


Qualquer um deles podem ser impressos em diferentes papéis: off-set, couché, duplex, supremo ou reciclato. Conheça e diferença de cada um no blog da gráfica online Printi.


2 Catálogo de produtos e serviços: O catálogo apresenta informações mais detalhadas do que o folder, o flyer e o panfleto, principalmente na parte dos serviços prestados, que é o foco desse tipo de material de divulgação. Ele atua como um reforço nas vendas e uma peça importante para decisão de compra.


Existem diferentes dimensões de formatos para catálogos também. Segundo a FBS Consultoria Gráfica, os tamanhos A4 e A5 estão entre os mais comuns. A escolha o formato e o número de páginas para o seu catálogo vai depender do que você tem para dizer a respeito dos seus produtos.


O espaço de um catálogo tem o objetivo de vender os seus produtos e serviços, então precisa ter um visual e textos atraentes. Como o catálogo possui mais detalhes do que um flyer, um folder e um folheto, é recomendado que tenham todas as informações necessárias, de maneira sucinta. Isso inclui detalhes técnicos e, claro, os benefícios.


Para reforçar a imagem da empresa, os catálogos também permitem incluir informações institucionais, como a história e os diferenciais da sua Central, porque é um espaço de propaganda da sua empresa.


Como estamos falando de Central de Rastreamento, é importante destacar que o catálogo pode ter conteúdos diferentes dependendo do objetivo de venda dele. Se a sua empresa vende rastreadores, um catálogo com os modelos dos produtos e suas características é o mais adequado. Já se a sua empresa presta apenas o serviço de rastreamento / monitoramento, ela pode fazer um catálogo com suas opções de serviço.


3 Brindes: Os materiais de divulgação, além de ter o potencial de captar clientes, também pode assegurar a fidelização deles.


Uma maneira de fazer isso é através dos brindes. A escolha do que serão os brindes precisa ter ligação com o serviço que a sua Central de Rastreamento oferece, e devem ser customizados com a sua marca, porque é dessa forma que a sua empresa vai se fixar na mente do cliente e demonstrar que se importa com ele. É um investimento que vale a pena. O seu cliente irá associar a sua marca a algo positivo.


Algumas opções de brindes para Centrais de Rastreamento são carregadores, lixeiras, chaveiros e suporte para celular para carros. Aqui estão alguns exemplos de brindes para carros. Empresas de transportes compartilhados utilizam com frequência brindes para carro para os motoristas, seja da própria companhia ou de parceiros.


Essas são as principais opções de materiais de divulgação offline. Também existem os banners e os adesivos. Esse último exemplo tem um baixo custo e uma visibilidade grande, porque é direcionado para o fidelizar o seu cliente e também faz com que a sua marca chegue em outras pessoas, visto que o adesivo normalmente é fixado em vidros de carros.


Mas, nos dias atuais, não vale a pena pensar somente nas divulgações offline. As empresas, de qualquer ramo e qualquer porte, também devem estar no ambiente digital, online, porque é onde as pessoas também estão, e com certeza o seu público-alvo também. As divulgações online tem diversos benefícios, como o custo mais baixo de investimento.


Falamos sobre isso na próxima publicação, que já está disponível. Nos acompanhe :)


Equipe Mobiltracker


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