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Parte VIII: Como montar uma Central de Rastreamento



Continuamos hoje com a nossa série sobre Como montar uma Central de Rastreamento. No momento, estamos tratando das formas como a sua Central pode ser divulgada. Já falamos sobre a divulgação nos meios offline, como flyers, folders, catálogos e brindes, na publicação anterior. Agora é a vez da divulgação online, que é de extrema importância para qualquer tipo de negócio, por meio de site, blog, redes sociais e ferramentas de busca.

Hoje em dia, todos usam a internet e grande parte das pessoas faz pesquisas e escolhas de compra online. Então é essencial que a sua Central de Rastreamento nesse local também. Existem diversas formas de propagar uma marca no ambiente digital:

1 Site: Nada representa melhor uma vitrine online do que um site. Mesmo que as redes sociais, como o Facebook, sejam a preferência na hora da pesquisa dos consumidores em muitos casos, ter um site continua tendo muita relevância.

Atualmente criar um site se tornou um processo mais fácil de fazer do que era há alguns anos atrás. Existem diversas plataformas para criar um site, como o Wix e o Wordpress.

O Wix possui um espaço mais simples de gerenciar do que o WordPress, e garante um visual atraente a partir dos modelos prontos, sendo necessário apenas pequenas customizações para dar a cara do seu negócio. Já o Wordpress oferece mais recursos e tem uma relevância maior quando alguém pesquisa termos relacionados à sua Central de Rastreamento no Google.

O visual do seu site deve condizer com as cores e a tipografia da sua marca. As informações básicas que devem constar são: um espaço para falar sobre o que é a sua empresa e os objetivos (como a missão, visão e valores), os serviços que você oferece, quais são os benefícios e os diferenciais, e um espaço para contato (telefone, e-mail, localização, formulário).

O recomendado é que o site seja criado por um profissional especializado, que vai poder transmitir as informações necessárias, da melhor forma.

Uma empresa que possui um site adequado e atraente passa credibilidade e tem um potencial de vendas maior do que os concorrentes que erram ao pensar que ter um site não é relevante nos dias de hoje, ou que montam um site sem conhecimento especializado, não transmitindo essas qualidades.

Ter um site pode trazer mais um grande diferencial para o seu negócio. Tendo um domínio próprio (site), é possível personalizar o acesso do Mobiltracker for Business com a sua marca e disponibilizar o acesso ao rastreamento para seus clientes monitorarem diretamente pelo seu site.

2 Blog: No site é possível criar um blog com conteúdo sobre os seus serviços, cases de clientes, dicas, entre outras possibilidades. O blog é mais uma forma de reafirmação de credibilidade para mostrar para quem acessa (possíveis clientes) que a sua empresa entende sobre o segmento que atua.

O blog se tornou uma estratégia muito efetiva e é utilizada em diversas áreas para atrair público e conquistar novos clientes, servindo para demonstrar autoridade no assunto e conscientizar sobre a existência do negócio.

Uma publicação de blog atrai o público porque quando o consumidor pesquisa o problema dele no Google, ele pode encontrar a publicação do seu blog, que vai dar resposta a esse problema. Ou seja, o conteúdo acaba servindo como uma porta de entrada para que os clientes certos conheçam o seu negócio, o que passará a transmitir confiança e será lembrada na hora da escolha do consumidor.

O blog não precisa ser atualizado diariamente, mas precisa ter uma frequência de publicações, por exemplo um dia fixo no mês, o que deve se adaptar de acordo com a demanda e o profissional que vai estar responsável por isso.

Escrever um post de blog demanda tempo de pesquisa e escrita, dependendo do conhecimento de quem faz isso. Mas é um tempo que vale a pena o retorno, mesmo que seja a longo prazo, porque construir uma reputação da marca e conquistar clientes não são feitos da noite para o dia.

A HubSpot fez uma publicação com uma fórmula simples e questões a serem consideradas na hora de escrever um post para blog. Ele vai poder te auxiliar não somente a criar um post para blog, mas também a avaliar se é preciso ou não contratar um profissional para essa tarefa - a contratação é o recomendado.

3 Redes Sociais: As redes sociais se tornaram um lugar essencial para a presença das marcas. Elas são uma forma não só de divulgação, mas de criar e manter o relacionamento com os consumidores e os clientes, o propósito das redes.

O Facebook é a rede social mais usada e recomendada para as Centrais de Rastreamento. Ele abrange o público desse segmento e tem diversos recursos que a sua Central pode utilizar para comunicar a marca e se relacionar com o público, como imagens, vídeos e links.

Além de divulgar os serviços nas publicações, você pode publicar o conteúdo do seu blog e também as datas comemorativas. O blog Marketing de Conteúdo dá dicas valiosas para te ajudar a criar e manter seu espaço no Facebook, tanto para iniciantes quanto para quem tem um nível intermediário sobre redes sociais.

Um erro muito comum em novas empresas é criar um perfil em vez de uma página no Facebook. A página é o espaço correto, por ser menos pessoal e mais profissional. Outro ponto importante é que com a página, a sua Central de Rastreamento vai ter uma visibilidade muito maior do que a limitação que um perfil oferece, que são só para os amigos.

Relacionamento é a palavra-chave quando se trata das redes sociais, então esteja atento para o que falam da sua empresa, não só na sua página, mas em todo o Facebook através das pesquisas, e responda as mensagens e comentários que você receba na sua página. É desta forma que o contato com o cliente se inicia, você faz um bom relacionamento e você os capta para a venda.

Até mesmo os comentários negativos devem ser respondidos, de forma cautelosa e respeitosa, porque o Facebook é uma vitrine que mostra como a marca trata o cliente. Confira nove dicas de relacionamento com o cliente nas redes sociais indicadas pelo Canal Tech para que você tire o melhor benefício da rede social para a sua Central.

4 Google Meu Negócio: Essa ferramenta é mais uma maneira para que as pessoas da sua cidade encontrarem a sua Central de Rastreamento. Se tratando do Google, é importante utilizá-la, porque ela vai te ajudar a criar a presença online na ferramenta de busca Pesquisa Google e nos mapas (Google Maps). Elas são as buscas feitas pelos consumidores com o objetivo de ter mais informações sobre a sua empresa e saber como chegar nela.

No Google Meu Negócio é possível gerenciar as informações sobre a sua empresa sobre os dados básicos de endereço, horário de funcionamento e site. Depois você pode acompanhar como está a busca pela a sua empresa no Google e ter uma ideia de como os consumidores chegam até você e o perfil do público. Essa ferramenta também é o espaço de receber comentários e respondê-los. Assim, você consegue melhorar a sua reputação e ampliar a sua presença digital. Aqui está o passo a passo de como configurar o Google Meu Negócio.

Gostou das dicas? Elas são pontos cruciais para que a sua Central de Rastreamento tenha um bom desempenho online.

Na próxima publicação a nossa jornada continua. Durante todo o caminho que fizemos até aqui, diversas vezes ressaltamos a importância de fazer uma bom relacionamento com o público. Por isso, nosso próximo passo falaremos sobre a gestão de relacionamento com os clientes, um conjunto de práticas para que você possa, para além de captar, também reter e fidelizar os clientes que você já tem.

A parte nove já está disponível, acesse.

Equipe Mobiltracker

#CentraldeRastreamento #MobiltrackerforBusiness

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