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Parte X: Como montar uma Central de Rastreamento



Estamos chegando ao fim da nossa jornada Como montar uma Central de Rastreamento. Nesse post iremos fazer um resgate do que foi apresentado nas nove etapas. As publicações tiveram a intenção de mostrar de forma clara, objetiva e prática sobre o que é essencial para que a sua Central de Rastreamento saia do papel e se consolide.

Isso foi visível já na na primeira publicação, quando demos detalhes sobre o que considerar ao definir a localização, estrutura e exigências legais - são itens muito importantes e que fazem toda a diferença para abrir uma Central de Rastreamento. A estrutura, por exemplo, compreende aos setores e as equipes que a empresa precisa ter, além dos equipamentos básicos que darão as bases para que o negócio funcione de forma organizada.

Escolher os melhores rastreadores e fornecedores foi o assunto da segunda parte, afinal eles têm um papel relevante para qualidade dos seus serviços. E o terceiro passo se aprofunda no que considerar ao escolher chips de operadores, destacando a diferença entre chips tradicionais, o chip de dados e as recomendações. Porque é através do chip que o rastreador se conecta e envia informações ao sistema de rastreamento, via SMS e internet.

Outro ponto importante nesse momento é a escolha do fornecedor que vai instalar os rastreadores, que precisam estar instalados corretamente para um bom funcionamento, evitando reclamações por parte dos seus clientes mais tarde. É sobre isso que falamos na quarta parte do Como montar uma Central de Rastreamento: O que ficar atento na escolha do instalador, durante a instalação e depois.

Depois, o passo é a escolha do fornecedor do software, para que você escolha a solução com o melhor custo-benefício. A estabilidade do software, a flexibilidade em relação aos custos e o que pesquisar sobre a empresa antes de contratá-la. Essa escolha é a peça-chave para a sua Central acontecer. Saiba mais no passo cinco.

A divulgação da marca é outro ponto crucial, que impacta diretamente nos resultados do seu negócio. O que significa comunicar o seu negócio de forma adequada, para que você chegue no cliente e saiba transmitir a mensagem certa para que ele se interesse pelo seu produto. Por isso, primeiro é preciso focar na identidade da sua marca e os tipos de materiais de divulgação que você vai utilizar. É sobre isso que falamos na parte seis. Detalhamos a etapa da criação da marca, a produção do cartão de visitas e o que precisa compor a fachada do seu negócio.

Outro ponto crucial que é desenvolvido na hora da divulgação é o relacionamento com os consumidores. Na parte sete, continuamos falando sobre os materiais de divulgação, focando no que pode ser feito offline. A composição e as diferenças entre os flyers, catálogos e brindes, as opções mais usadas na divulgação. Os brindes são uma ótima escolha para fidelizar clientes. Afinal, mais do que fazer a venda, é importante que os clientes se mantenham fiéis ao seu negócio.

Além dos materiais para a comunicação considerados tradicionais, na divulgação offline, é de extrema importância que a sua Central de Rastreamento esteja online também. Porque hoje em dia o consumidor tem o costume de pesquisar mais informações sobre a empresa, a reputação dela, além das informações básicas como o endereço e contato.

Na parte oito, identificamos os canais de comunicação essenciais para o seu negócio: o site, que é a vitrine online da sua marca; o blog, caso queira demonstrar credibilidade ao captar clientes produzindo conteúdo; a página do Facebook, para alcançar de forma mais direta o cliente e construir um relacionamento com ele; e o Google Meu Negócio, para que as pessoas da sua cidade encontrem o seu negócio nas buscas do Google.

Por fim, orientamos o que você precisa fazer para gerir a sua carteira de clientes no passo nove. A gestão dos clientes permite que se conheça melhor cada cliente e possa oferecer as melhores soluções para ele. É um processo poderoso para formular estratégias com o objetivo de fidelizar clientes ou saber como retê-los caso identifique uma possível desistência - e isso é só possível organizando e acompanhando a sua carteira de clientes, junto com a equipe de vendas.

Pronto para montar a sua Central de Rastreamento? :)

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Esperamos que nossas orientações tenham sido úteis. Continue acompanhando o nosso blog e curta nossa página no Facebook para ler conteúdos relacionados.

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