top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

10 dicas essenciais para pedalar com segurança



Pedalar com segurança

Pedalar é bom, mas pedalar com segurança é melhor ainda. Além de ser um meio de transporte prazeroso, andar de bicicleta ajuda a melhorar a sua qualidade de vida e a de outras pessoas que estão no trânsito. Por isso, confira 10 dicas que vão ajudar você a ter a melhor experiência nessa jornada!

Com um número cada vez maior de veículos automotivos em circulação, a lentidão no trânsito é uma realidade para muitas cidades brasileiras. Para escapar dos congestionamentos, muitas pessoas já estão optando por meios de transporte alternativos, como as bicicletas. Porém, ao deixar o conforto do próprio veículo ficamos sujeitos à violência que também está grande no nosso Brasil.

A verdade é que andar de bicicleta pode ser mais barato e ecológico, mas algumas medidas são necessárias para que a atividade que deveria dar prazer não vire uma cilada. Confira agora 10 dicas para você pedalar com segurança:

1. Use acessórios de segurança: Capacetes, luvas, óculos, joelheira e cotoveleira são alguns dos acessórios necessários para quem anda de bicicleta. Apesar de não serem obrigatórios, podem evitar lesões provocadas por alguma queda. Se você não pode ter todos, dê preferência para o capacete e joelheiras. É um investimento que vale a pena.

2. “Fale” com os outros condutores: É importante que outros motoristas possam prever o seu próximo movimento, assim como você sabe que o carro da frente vai dobrar a direita quando liga o pisca. Por isso, use e abuse de gestos que expliquem com clareza o que você está prestes a fazer. Alguns exemplos: pedir passagem, dar passagem, sinalizar com a mão que vai fazer uma conversão, entre outros.

3. Obedeça as regras de trânsito: Bicicletas também são meios de transporte, e por isso, devem seguir as mesmas regras de trânsito que outros veículos. Então: não pedale na contramão, não fure sinais vermelhos, pare em faixas de segurança e ocupe o mesmo espaço que um carro ou moto ocuparia no trânsito (não fique nos cantinhos).

4. Manutenção em dia: Esteja sempre com sua bicicleta em dia! Assim como em qualquer outro veículo, manter os freios, pneus e correntes em boas condições, pode evitar riscos e acidentes. Uma boa dica é aprender com o tempo a fazer você mesmo a manutenção, evitando maiores gastos.

5. Seja gentil no trânsito: Todos sabemos que a violência não ajuda em nada, mas tem aqueles dias em que qualquer coisa pode deixar o colega de trânsito estressado. Por isso, seja gentil no trânsito, evite confusões e tente não reagir a provocações.

6. Fique sempre visível: Usar roupas escuras, andar colado na calçada e não ter sinalizadores em sua bicicleta não são boas opções. Opte por usar roupas claras, ocupe pelo menos um terço da pista (assim como uma moto) e use sinalizadores, coletes refletores e todas as luzes possíveis para ficar visível à noite.

7. Prefira as ciclovias: Ciclovias podem proteger sua vida porque te separam do trânsito mais pesado, permitindo a você pedalar com segurança. Mas mesmo assim, em alguns locais é preciso usar o mesmo espaço que carros e motos ocupam. Tenha muito cuidado com os cruzamentos, esquinas e conversões! Por outro lado, também sabemos que nem todos os lugares possuem ciclovias, não é mesmo? Nesse caso, opte por ruas mais calmas e de menos movimento, mas lembre-se que calçada é apenas para pedestres!

8. Calçada é para pedestres! Ciclistas conscientes descem de suas bicicletas para andar na calçada ou atravessar uma faixa de pedestres, e é isso que a lei pede. Existem vários motivos para que você cumpra essa regra, a começar pelo respeito ao espaço do próximo: calçada é lugar de crianças, adolescentes, adultos e idosos andarem. Pensar nos outros também é pedalar com segurança!

9. Use o Google Maps: Para quem usa smartphone, o Google Maps é uma boa opção para checar trajetos específicos para ciclistas. Então, para evitar de andar em locais sem ciclovia, acesse o app ou o endereço web. Além de usar as rotas já conhecidas pelo pelo aplicativo, também é possível adicionar novos trajetos através do Map Maker, outro app do Google integrado ao Maps. Mas lembre-se: cuidado para não adicionar rotas perigosas!

10. Deixe sua família tranquila: Você pedalar com segurança também é importante para a sua família e aqueles que o amam. O Mobiltracker permite que a sua localização seja acompanhada em tempo real por seus familiares. Isso pode ser feito de duas formas: através de dispositivos rastreadores (chamados rastreadores veiculares) ou através do nosso app rastreador celular que pode ser adicionado ao seu smartphone Android ou iOS.

  • Tendo o app rastreador celular instalado em seu smartphone, seu familiar pode ver aonde você está circulando, acessando remotamente o app monitor (Android ou iOS) ou o Portal Web.

  • Tendo um rastreador veicular acoplado em sua bicicleta, seu familiar pode fazer o mesmo, ou até você, em casos de roubo ou perda da bicicleta.

Como rastrear por conta própria? Clique aqui.

Quer saber qual o tipo de rastreador mais indicado para bicicletas? Então volte semana que vem e acompanhe nosso próximo post.

Esperamos que nossas dicas possam te ajudar, assim como você ajuda o mundo usando esse meio de transporte :)

Equipe Mobiltracker

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page