top of page
  • Mobiltracker

Como saber se um rastreador é clonado?


Rastreador Clonado

Como saber se um rastreador é clonado? É fácil. Como mencionamos em outras postagens aqui do blog, o funcionamento de um rastreador é semelhante ao de um celular - só que sem tela. E assim como em um celular, o número de identificação único e global dos rastreadores também é o IMEI.


Usar um rastreador com IMEI clonado pode trazer problemas para o rastreamento. Já vimos casos onde a localização fica imprecisa, alternando entre a exata e a localização do outro rastreador de mesmo IMEI. Outro problema é não permitir a configuração no sistema, caso um rastreador com mesmo IMEI já tenha sido configurado anteriormente. Outro ponto são os rastreadores de IMEI falsificado. Nesse caso o dispositivo ainda pode ser bloqueado pela Anatel e o valor investido no dispositivo será perdido.


Leia também: O que é IMEI?


Uma consulta de situação no site da Anatel ajuda na identificação de aparelhos com IMEIs clonados ou falsificados, facilitando a compra de produtos de boa reputação ou a troca de dispositivos já adquiridos. Siga os passos para saber se um rastreador é clonado:


  • Acesse a consulta da Anatel

  • Clique em “consulte aqui a situação do seu aparelho celular”

  • Informe o IMEI do dispositivo

  • Digite os caracteres de segurança

  • Clique em “consultar”


Pronto! Na lista abaixo você terá as informações, sabendo se o IMEI possui ou não restrições para uso.


É importante lembrar: Fique atento na hora de comprar um rastreador, escolha um fornecedor confiável, de boa reputação e exija nota fiscal.


Gostou de saber que é possível consultar a situação de um IMEI? Deixe sua opinião nos comentários :)


Equipe Mobiltracker

727 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page