top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

[MOBILINSTALADOR] Como começar no mercado de instalação de rastreadores?

Colocamos no ar um novo projeto da Mobiltracker, a plataforma MobilInstalador, direcionada ao público de instaladores ou que deseja iniciar no mercado de instalação de rastreadores. Leia nesse Blogpost!


A instalação de rastreadores


Com a venda de veículos em alta, o número de roubos está crescendo cada vez mais. O mercado de rastreamento veicular surgiu como um meio de contornar ações criminosas, e graças ao rastreamento muitos veículos passaram a ser recuperados.


O instalador de rastreadores é um profissional muito importante neste mercado, pois sem ele não é possível fazer o uso do equipamento em um veículo. Muitos usuários da plataforma Mobiltracker buscavam nossa ajuda para encontrar profissionais qualificados, e atendendo essa necessidade, surgiu a MobilInstalador.


Então a MobilInstalador chegou com o objetivo de conectar os usuários da plataforma de rastreamento Mobiltracker aos instaladores de rastreadores de todo o Brasil. O portal atual oferece um formulário de cadastro para esses profissionais, que terão seus serviços disponibilizados para os clientes da Mobiltracker, além de um catálogo de fios de bloqueio, que cobre grande parte dos veículos do mercado, facilitando a instalação em caso de dúvidas.


Ou seja: A plataforma é útil tanto para o cliente final, que precisa do serviço de instalação, quanto para o instalador, que deseja promover seu negócio e consultar os fios de instalação.


img-blog-mobilinstalador-como-comecar-no-mercado
A instalação de rastreadores fica mais simples com o aplicativo Mobilistalador

Quais são os primeiros passos para se tornar um instalador de rastreadores?


Para iniciar nesse meio, é necessário ter um conhecimento prévio em instalação de equipamentos. A instalação de um rastreador é similar à instalação de um alarme automotivo. Se você tem alguma experiência nesse mercado, não terá dificuldades em começar no rastreamento. Caso não tenha, consulte nosso tutorial de instalação.


Também é importante ter conhecimento sobre as diferentes tecnologias envolvidas no rastreamento, como GPS e GSM, bem como sobre os diferentes tipos de rastreadores e seus recursos. Aprenda os conceitos básicos de rastreamento neste vídeo introdutório.


Sobre os rastreadores: Você pode ter fornecedores para oferecer produtos de qualidade para seus clientes ou também trabalhar sem a venda de equipamentos, apenas realizando instalações. Nesse último caso, seus clientes adquirem o rastreador por terceiros (lojas, sites, etc.). No fim, tudo depende do seu modelo de negócio.


Como próximo passo, estabeleça um preço competitivo para seus serviços em sua região, divulgue-os através das redes sociais e em mídias locais, focando sempre em agregar qualidade. Garanta que as instalações sejam feitas corretamente e que seus clientes entendam como usar uma plataforma de rastreamento.


Aprenda sobre os componentes de um rastreador


Conhecer os componentes de um rastreador é essencial para qualquer pessoa que trabalhe com a instalação de rastreadores. Isso permite que o técnico entenda como o rastreador funciona e como solucionar possíveis problemas de forma mais rápida e eficiente, além de poder realizar um trabalho de qualidade.


Conheça as principais partes de um rastreador:


  1. Módulo GPS: Responsável por obter sinal de satélite e determinar a localização do equipamento rastreador.

  2. Módulo GSM: Responsável por se comunicar com uma operadora, através do chip (simcard), para transmitir as informações de localização do rastreador para a Mobiltracker.

  3. Memória interna e externa: Responsável por armazenar informações importantes, como histórico de localizações. Na plataforma Mobiltracker, há uma distinção de pontos registrados online e offline. Atenção: nem todos modelos de rastreadores possuem compatibilidade com memória externa.

  4. Bateria: Responsável por fornecer energia ao rastreador. Esses dispositivos não costumam ter baterias de longa duração.

  5. Chicote: Um conjunto de fios que conecta o rastreador a diferentes partes do veículo, como a bateria, os sensores de ignição e porta, a antena, entre outros. Com essas conexões instaladas corretamente, é possível receber alertas na plataforma de rastreamento, quando uma dessas ligações for ativada.

  6. Relé: Dispositivo que funciona como um interruptor, para permitir ou interromper a passagem de energia elétrica para diferentes partes do veículo. Ou seja, é possível cortar a corrente que chega até a bomba de combustível, bloqueando o veículo.


img-blog-mobilinstalador-componentes-rastreador
Aprenda os principais componentes que podem estar presente em um rastreador (Imagem ilustrativa)

Tenha um Kit de Ferramentas


Como outros profissionais que prestam serviços de instalação, você precisará ter um kit de ferramentas. Indicamos os seguintes materiais:


  1. Multímetro: Utilizado para verificar a corrente elétrica. No rastreamento, é essencial para testar a ligação elétrica do rastreador.

  2. Alicate de corte: Utilizado para cortar fios. Recomendamos o modelo da marca Gedore.

  3. Fita isolante: É fundamental para fazer o isolamento de fios, pois é feita à base de materiais que não conduzem eletricidade. Recomendamos a marca 3M.

  4. Dupla face (opcional): Em algumas instalações é preciso fixar o equipamento em algum lugar, e uma fita isolante de qualidade (3M) pode auxiliar.

  5. Outras ferramentas: Chave philips e de fenda, utilizadas para acessar as partes internas do rastreador.


Além dessas ferramentas, é importante ter um uma fonte de alimentação externa (como uma bateria recarregável) para testar o rastreador antes da instalação.


img-blog-mobilinstalador-ferramentas-uteis
Para começar no mercado de instalação de rastreadores, é fundamental ter um kit de ferramentas

Quer aprender a testar o rastreador em bancada? Confira este vídeo para ver na prática como fazer o teste.


Como encontrar o fio de bloqueio mais rápido?


Encontrar o fio de bloqueio pode ser uma tarefa demorada e frustrante. Sua localização pode variar dependendo do modelo do veículo, exigindo diferentes abordagens para encontrá-lo. Em muitos casos, será preciso utilizar um multímetro (dispositivo que recomendamos anteriormente), conectando-o a diferentes fios do veículo para determinar qual deles é o de bloqueio.


No entanto, como mencionamos antes, nós temos a solução para isso!


Com a plataforma MobilInstalador, você tem acesso a uma lista de fios de bloqueio, facilitando o trabalho dos instaladores de rastreadores. No catálogo é possível consultar a localização dos fios de bloqueio dos principais modelos de carros do mercado.


A plataforma traz opções para motos, carros e caminhões. Ao escolher uma dessas opções, você poderá visualizar todas as marcas de veículos disponíveis. Depois, é possível escolher o modelo de seu interesse.


Por exemplo, escolhendo a marca Chevrolet, você pode consultar onde está o fio de bloqueio do carro Onix, Camaro, entre outros.


Somado a isso, a plataforma também oferece um formulário de cadastro para instaladores, que farão parte de uma base de profissionais que a Mobiltracker irá recomendar aos seus clientes.


Se você é instalador, conheça a Mobilinstador e faça seu cadastro agora!


img-blog-mobilinstalador-divulgacao
Mobilinstador: Uma nova plataforma para profissionais do ramo de instalação de rastreadores

Relembrando


O rastreamento é uma das práticas mais procuradas quando se trata de segurança veicular, e um profissional essencial para esse mercado é o instalador de rastreadores. Muitos usuários Mobiltracker solicitam recomendações desse profissional, mas essa lista de instaladores qualificados não existia.


Para auxiliar esses profissionais, apresentamos a Mobilinstalador, uma plataforma direcionada à instaladores de rastreadores, que traz uma lista de instalação dos fios de bloqueio dos principais veículos do mercado.


A plataforma também traz o cadastro de instaladores, que atenderá à demanda de indicação de instaladores para clientes Mobiltracker.


Além disso, trouxemos dicas úteis para começar no mercado de rastreamento: Como iniciar no mercado, componentes de um rastreador, e ferramentas úteis para instalação.


img-blog-mobilinstalador-instalador-cliente
Com a Mobilinstalador, você terá mais atendimentos finalizados com sucesso e clientes satisfeitos

Gostou deste blog? Lembre-se de que, mesmo sem experiência, é possível se tornar um profissional qualificado nesse mercado em crescimento.


Não deixe de conferir outras ferramentas e recursos futuros da plataforma Mobilinstalador para iniciar ou ampliar ainda mais o seu negócio.


Desejamos sucesso em sua jornada como instalador de rastreadores!


Equipe Mobiltracker

143 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page