top of page
  • Foto do escritorMobiltracker

Bloqueio de SMS pelas operadoras: Seletivo x Geral

Operadoras estão bloqueando envios de SMS? Como isso pode afetar o rastreamento?

No Blog dessa semana, falaremos sobre dois tipos de bloqueios de SMS feitos pelas operadoras: Bloqueio Seletivo e Bloqueio Geral.


Vamos entender?


Em nossos canais de comunicação, encontramos usuários que após um tempo de uso não conseguem mais enviar comandos via SMS para seus rastreadores. Além disso, também tivemos casos onde chips de rastreadores deixaram de responder aos comandos.


Considerando que está tudo certo com o chip, e que ele possui crédito/plano, este pode ser um caso onde a operadora bloqueou os SMS do simcard.


Por que isso acontece? Apesar de não haver uma explicação formal por parte das operadoras, supomos que exista um algoritmo (robô) que verifica quais mensagens SMS estão sendo enviadas em excesso e efetue o bloqueio.


Esse “robô” é um filtro que as operadoras usam para vetar mensagens (em nosso caso, comandos) de uma lista de SMS que foram enviados em excesso.


Dentre esses bloqueios, os classificamos em dois tipos: Bloqueio Seletivo e Bloqueio Geral.


Bloqueio Seletivo: O que é?


Imagine que você está configurando um rastreador, e durante o envio de comandos, alguns SMS não são entregues. Por mais que você tente, o comando não é enviado, apesar do chip ter crédito/plano. Este pode ser um caso de Bloqueio Seletivo.


bloqueio-seletivo-vs-geral-img-1
O Bloqueio Seletivo impede que os comandos sejam entregues ao rastreador

O Bloqueio Seletivo é, como o próprio nome diz, um bloqueio específico. Esse bloqueio ocorre quando uma operadora impede que um SMS em particular chegue em seu dispositivo celular.


Vamos usar como exemplo o comando de desbloqueio: Imagine que você saiu de casa, e por algum motivo precisou bloquear seu veículo. Na hora de desbloqueá-lo, você encontra um problema: o comando não é entregue. Você envia outro comando, que dessa vez é entregue.


Por que apenas o comando de desbloqueio não foi entregue? Bloqueio Seletivo: A operadora está impedindo que o comando de desbloqueio seja enviado do celular para o chip do rastreador.


Uma situação como essa pode gerar um grande prejuízo, que pode envolver a contratação de um guincho, e até mesmo ser assaltado.


Mas não se desespere: existem soluções. Falaremos sobre elas à frente.


Bloqueio Geral: O que é?


Usuários já nos relataram não conseguir se comunicar com o rastreador como faziam antigamente. Analisando esses casos, verificamos que o chip do rastreador não responde a nenhum dos comandos, apesar de ter acesso à internet e recebê-los. Este pode ser um caso de Bloqueio Geral.


bloqueio-seletivo-vs-geral-img-2
No Bloqueio Geral, todo o pacote de SMS é bloqueado pela operadora

Por que isso ocorre? As operadoras bloqueiam chips que enviam SMS em excesso. Isso acontece quando o rastreador não está configurado para enviar localizações pela internet, mas sim por SMS. Nesse caso, o rastreador envia uma localização no período de tempo em que foi configurado. Se for configurado para enviar a cada 15 segundos, ele enviará um SMS com a localização a cada 15 segundos.


Esse envio excessivo de mensagens é detectado pela operadora, que acaba bloqueando somente o serviço de SMS do chip.


Além disso, também existem casos de instaladores que, após configurar rastreadores com um chip próprio, não conseguem mais usar esse mesmo simcard para fazer outras configurações.


Portanto, concluímos que ao longo do tempo esses usuários enviaram muitos comandos para seus rastreadores, e as operadoras detectaram isso, gerando um bloqueio natural no serviço de SMS do chip.


Como evitar os bloqueios?


Seja apenas um dos comandos ou todos, uma vez que a operadora tenha feito o bloqueio, não tem como reverter. Em nossos testes, alguns de nossos números foram desbloqueados, mas outros não. Não existe uma regra.


Porém, existe um caminho alternativo contra o bloqueio.


bloqueio-seletivo-vs-geral-img-3
A partir do comando alternativo é possível contornar o Bloqueio Seletivo

No caso do Bloqueio Seletivo, ao identificar qual comando/mensagem foi bloqueada pela operadora, você pode enviar um comando alternativo.


Basta adicionar um espaçamento e um caractere qualquer após o texto do comando. Por exemplo: “resume123456 x”.


Note que depois do comando há um espaçamento e um caractere. Pode ser qualquer caractere.


Outro comando alternativo é adicionar uma quebra de linha antes da mensagem. Pule uma linha, digite o comando, e envie-o.


bloqueio-seletivo-vs-geral-img-sms
Acima um exemplo onde o comando resume não foi entregue, enquanto os alternativos foram com sucesso

Temos um vídeo explicativo sobre como enviar os comandos alternativos. Além disso, também abordamos este conteúdo em nosso fórum.


Para o Bloqueio Geral, não existem alternativas. Como dito no início deste capítulo, conhecemos casos onde as operadoras desbloquearam os SMS de um número que foi bloqueado, mas não é certo dizer que todo número bloqueado será desbloqueado.


Se você costuma enviar muitos SMS para seu rastreador, indicamos que alterne o uso do chip para o envio de comandos, ou utilize um serviço de SMS online como, por exemplo, o SMS Market.


Se seu rastreador está enviando SMS descontroladamente, pode ser uma configuração mal feita. Se esse for o seu caso, chame o suporte da Mobiltracker nos WhatsApp, onde iremos auxiliá-lo.


Relembrando


Para concluir, no post dessa semana falamos sobre os bloqueios de SMS nos chips de telefonia. Vale ressaltar que as operadoras não bloqueiam o chip, mas o serviço de SMS. O simcard continua com conexão e pode ser utilizado para fazer ligações e acessar a internet.


Classificamos o bloqueio em duas categorias: Seletivo, que é o bloqueio de apenas um comando, e Geral, que é o bloqueio de todos os comandos.


Para contornar o Bloqueio Seletivo, apresentamos o envio de comandos alternativos, um método que pode salvá-lo de uma situação desagradável. Para o Bloqueio Geral, porém, não há alternativas. Uma opção é trocar o chip.


A Mobiltracker ao longo do tempo tem realizado vários testes, buscando entender o comportamento das operadoras em relação aos chips, documentando essas irregularidades e buscando uma forma de contorná-las.


O bloqueio de SMS é apenas uma dessas práticas incomuns. Ficou interessado em saber quais são as outras? Confira nossa postagem sobre o assunto em Mistérios do Envio de SMS para Rastreadores.


Equipe Mobiltracker

1.127 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page