• Mobiltracker

#1 Especial Mulher: Cooperativa de Táxi



Olá! Tudo bem? Como comentamos ontem no nosso Facebook, essa semana vamos trazer uma série de posts aqui no blog em homenagem ao Dia da Mulher. Para começar, vamos falar um pouco sobre a história desse dia e explicar porque as mulheres receberam essa data especial.

Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fizeram uma grande greve para reivindicar melhores condições de trabalho, como redução na carga horária diária – de 16h para 10h, igualdade de salários em relação aos homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi recebida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Mais de 130 mulheres morreram carbonizadas nesse ato totalmente desumano. E é por causa desse acontecimento, que em 1910 ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o Dia da Mulher.

Sabemos que essa data não tem uma origem para comemorações e alegria, porém, lembrar esse dia todos os anos faz com que todos reflitam sobre o papel da mulher na sociedade, diminuindo o preconceito e a desvalorização da mulher.

Para ilustrar parte dessa conquista – já que trabalhamos com o mundo do rastreamento, em especial veicular – vamos falar nessa série sobre algumas profissões ligadas ao universo automotivo que as mulheres começaram a exercer ao longo dos anos e que antes eram totalmente masculinas. Para começar, trazemos um grande exemplo dessa conquista: mulheres que abriram uma cooperativa de táxi e que hoje são taxistas.


A primeira cooperativa de táxi somente de mulheres é de Belém, no Pará. O negócio surgiu quando uma mulher notou que no ponto de táxi onde trabalhava tinham 19 homens e apenas uma mulher. Muitas passageiras queriam pegar táxi apenas com a motorista, o que causava muita discussão no ponto de táxi por conta da fila que precisava ser respeitada. Além disso, as passageiras se sentiam muito mais seguras e confortáveis com um veículo dirigido por uma mulher, em busca de evitar o assédio que é tão comum para elas. Foi aí que Francinete Matos, presidente da cooperativa, teve a brilhante ideia de lançar a Lady’s Táxi, que com apenas 5 meses de atividade não para de crescer.

Extra: Isso é só o começo! Nos EUA já existem aplicativos de táxis só para mulheres.

Esse é apenas um pequeno exemplo que representa muito bem como a mulher vem conquistando seu espaço no mundo e em qualquer tipo de profissão. Fique ligado no nosso blog e acompanhe os próximos posts dessa série.

Lembre-se! Mulheres merecem muito mais do que rosas, merecem reconhecimento e valorização :)

Fonte: Bolsa de Mulher e G1.

Equipe Mobiltracker

#DiadaMulher

0 visualização
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
mouse (1).png

© 2013 - 2020 Mobiltracker . Plataforma de Rastreamento